22°
Máx
17°
Min

SAE é referência no tratamento da doença na região

(Foto: Divulgação) - SAE é referência no tratamento da doença na região
(Foto: Divulgação)

Sabe aquela mancha que apareceu na sua pele e você foi deixando para ver depois? Você sabe que pode ser a doença Hanseníase? Muitas pessoas, por falta de tempo, por não dar a devida importância e até mesmo por preconceito e medo acabam não procurando tratamento para a doença. Ponta Grossa é referência no tratamento gratuito de Hanseníase através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Se você está desconfiado daquela mancha branca ou vermelha que insiste em ficar na sua pele, tire a dúvida, vá até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência e marque uma consulta. Caso prefira, pode ir até o SAE e conversar com os especialistas de lá. “Qualquer pessoa pode ter hanseníase, por isso a importância de conhecer seu corpo e se perceber alguma macha, procure o nosso serviço”, comenta uma das responsáveis pela triagem dos pacientes e auxiliar de enfermagem, Vilma de Moras.

O SAE atende hoje, 25 pacientes que estão em tratamento, localizado atrás do Shopping Palladium, anexo a Serviço de Obras Sociais (SOS). Estes são enviados pelas UBS, por demanda direta e ainda encaminhados pela 3ª Regional de Saúde.

Chegando até o serviço, o paciente passará por uma triagem realizada pela equipe de enfermagem, preencherá o cadastro e sairá com consulta agendada para o próximo dia, com médico especialista de dermatologia. Se enquadrado como quadro de Hanseníase, ele já sai com a medicação no dia. Todos os casos de Hanseníase têm tratamento e cura, basta ter o diagnóstico precoce.

Além dos tratamentos tradicionais, o SAE oferece a seus pacientes o departamento de fisioterapia, o ambulatório de feridas e uma psicóloga, se necessário. “O tratamento é completo, basta o paciente fazer sua parte e seguir as orientações da equipe. Se eles seguirem tudo corretamente a tratamento terá uma grande evolução”, comenta a fisioterapeuta, Silvana Piurkoski. O SAE oferece vale transporte para todos os pacientes irem para as consultas.

Colaboração Assessoria de Imprensa.