22°
Máx
17°
Min

Samu promove palestra sobre primeiros socorros no Senac

(Foto: Divulgação) - Samu promove palestra sobre primeiros socorros no Senac
(Foto: Divulgação)

A presença da equipe do Samu 192 Sudoeste foi marcante no Senac Pato Branco. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial convidou a equipe do Samu para uma demonstração prática de primeiros socorros e atendimento de emergência. A atividade contou com a participação do coordenador médico do Samu Sudoeste, Gilmar Abegg, e com os membros do Núcleo de Educação Itinerante (NEI) do Ciruspar, o enfermeiro Jucimar Milan, a técnica de enfermagem socorrista Sandra Ferreira e o condutor socorrista, Nogueira Filho.

Eles repassaram o conceito e funcionamento do Samu, como acionar o 192 e ainda abordaram qual é o papel da população na colaboração com o Samu no atendimento. Explicaram como funciona a Central de Regulação e enfatizaram que deve haver calma na hora de acionar socorro. Apresentaram toda a estrutura, indicando as bases descentralizadas e as ambulâncias disponíveis para atender aos 42 municípios.

Em seguida, houve algumas demonstrações práticas, quando os ‘samuzeiros’ realizaram os protocolos de desengasgo infantil e adulto, retirada de capacete e orientações para crises convulsivas, entre várias outras situações de emergência. Nesta fase, alguns alunos participaram como vítima.

Como instituição de ensino, o Senac oferece cursos de Qualificação Profissional Gratuitos a alunos oriundos das escolas públicas e público em geral. São alunos de cursos de Aprendizagem, Técnico em Enfermagem, Cabeleireiro, Confeiteiro, Manicure, Técnico de Secretariado; bem como os colaboradores da unidade. O público que assistiu as atividades aproximava-se de 50 pessoas.

Colaboração Assessoria de Imprensa.