28°
Máx
17°
Min

Sanepar finaliza perfuração de dois novos poços artesianos em Nova Esperança

Objetivo é aumentar opções de abastecimento da cidade (Foto: Sanepar) - Sanepar finaliza perfuração de dois novos poços artesianos
Objetivo é aumentar opções de abastecimento da cidade (Foto: Sanepar)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) concluiu, esta semana, a perfuração de dois poços artesianos em Nova Esperança (a 32 quilômetros de Paranavaí). As novas unidades servirão para diminuir a dependência do município do Ribeirão Paracatu, responsável por abastecer 55% da população atualmente.

Os outros 45% dos moradores recebem água de dois poços, que entraram em funcionamento no primeiro semestre deste ano. Já os novos poços começaram a ser perfurados em agosto e têm cerca de 250 metros de profundidade, segundo o gerente regional da Sanepar, Valteir Galdino da Nóbrega.

“Os testes de vazão realizados pela área técnica mostraram que cada um deles produz, em média, 70 metros cúbicos de água por hora. Agora serão realizadas as análises das características físico-químicas da água e feitos os ajustes finais para colocá-los em operação”, explicou.

A Sanepar investiu R$ 345 mil na perfuração. Segundo Nóbrega, a obra faz parte do plano de ações da Sanepar, implementado depois da inundação da captação, ocorrida no mês de janeiro deste ano, que ocasionou o caos no abastecimento em vários municípios do norte e noroeste do Paraná.

Colaboração Assessoria de Imprensa