22°
Máx
16°
Min

Sanepar planta 6 mil mudas de árvores em estações de esgoto

(Foto: Divulgação / Sanepar Cascavel) - Sanepar planta 6 mil mudas de árvores em estações de esgoto
(Foto: Divulgação / Sanepar Cascavel)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai plantar cerca de seis mil mudas de árvores nas estações de tratamento de esgoto em Pato Branco, Coronel Vivida, Chopinzinho, Mangueirinha, São João, Clevelândia e Palmas, no Sudoeste do Estado. As árvores formarão barreiras vegetais 'C' as chamadas cortinas verdes - com objetivo principal de reduzir a percepção de odores gerados durante o processo de tratamento de esgoto.

Durante o mês de agosto o solo será preparado para receber as mudas, que serão plantadas a partir da segunda quinzena de setembro. Segundo o engenheiro agrônomo da Sanepar, Marco Antônio Dahmer, foram escolhidas para o plantio espécies florestais como cambuí, vacum, ingá, guajuvira, aroeira e açoita-cavalo, por serem adaptáveis ao solo da região.

As cortinas verdes são uma exigência legal para locais como as estações de tratamento de esgoto, que impactam na qualidade do ar. A Resolução 16/2014, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), trata do assunto.

“Além de atender a legislação, a Sanepar quer melhorar os aspectos ambiental e paisagístico dos locais onde estão instaladas as estações, criando espaços mais agradáveis para a população circunvizinha”, ressalta o gerente regional da Companhia em Pato Branco, Aderbal Roncatto.

 Colaboração Agência Estadual de Notícias.