23°
Máx
12°
Min

Santuário espera 20 mil fiéis no feriado de Nossa Senhora Aparecida em Londrina

(Foto: Divulgação) - Santuário espera 20 mil fiéis no feriado de Nossa Senhora Aparecida
(Foto: Divulgação)

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, prepara uma intensa programação para comemorar a festa da Padroeira do Brasil na próxima quarta-feira (12). A fé e a devoção devem levar cerca de 20 mil pessoas para as celebrações. Segundo o padre Vandemir Araújo, esta é uma data importante para a Igreja católica e para Londrina. Os quase mil voluntários trabalham há cinco meses. Nove missas vão ser realizadas durante todo o dia.

Durante todo o feriado, os fiéis vão poder visitar as diversas barracas das pastorais, que vendem comidas, artesanato e artigos religiosos. Espaço para lazer é o que não falta. Diversos padres irão atender as confissões o dia todo nas dependências do Santuário. A tradicional benção dos carros acontece às 12h. Logo depois (13h), terá benção especial para as crianças.

Para quem vai participar da bênção dos carros, vale prestar atenção no trânsito. Algumas ruas que dão acesso ao Santuário ficam fechadas. O trajeto correto é o seguinte: rua Araguaia, avenida Rio Branco, rua Tietê e depois, rua Grajaú. Um dos momentos mais esperados pelos fiéis é a procissão luminosa, depois da última missa (18h) e a coroação da imagem da Santa com direito a show pirotécnico e muita festa.

Abertura do Ano Nacional Mariano

A celebração das 15h será presidida pelo arcebispo Dom Orlando Brandes, que fará a abertura do Ano Nacional Mariano, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul. O Ano Mariano, decretado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) começa neste dia 12 de outubro e vai até 11 de outubro de 2017 para celebrar, fazer memória e agradecer.
 A celebração dos 300 anos é uma grande ação de graças. Todas as dioceses do Brasil, desde 2014, se preparam, recebendo a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Na arquidiocese de Londrina, ela percorre as paróquias desde janeiro “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria mãe” (Papa Francisco).

Padroeira do Brasil


A Santa foi declarada Padroeira do Brasil em 1929. A paróquia recebeu o título de Santuário em 1997 pelo então Arcebispo Dom Albano Cavalin. Há 19 anos, muitos fiéis que não podem ir até o Santuário em Aparecida do Norte (interior de São Paulo) participam da festa aqui na cidade.

Católicos aproveitam a data para pagar promessas nesta data, fazendo orações, acendendo velas e levando objetos para a “sala de promessas”.

Representantes de todas as paróquias com títulos de Nossa Senhora participarão desse momento Mariano. Eles levarão as imagens das Santas, que representam as comunidades, que entrarão ao final da missa em um andor.

(com assessoria de imprensa)