21°
Máx
17°
Min

Saúde e Exército combatem ao Aedes aegypti neste sábado

(Foto: Divulgação) - Saúde e Exército combatem ao Aedes aegypti neste sábado
(Foto: Divulgação)

Como parte das ações de combate ao Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde de Castro, em parceria com o 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, realiza a segunda etapa de vistorias nas residências dos municípios neste sábado (18). A ação foi incluída na 'Operação Agata' que está sendo realizada pelo Exército brasileiro em todo o país.

“O objetivo é atingirmos as áreas que não foram alcançadas na primeira etapa desta ação, para isso disponibilizaremos um efetivo que fara as visitas acompanhados dos agentes de endemias durante todo o dia. Queremos reforçar mais uma vez nossa disposição e nosso dever de servir a sociedade no que for necessário, e por isso estamos muito motivados para esta tarefa”, ressalta o comandante do 5º Esquadrão, Major Gustavo Soter de Mariz e Miranda.

A responsável pela Vigilância em Saúde do município, Natalie Cotrin Zahdi, destaca que o momento foi muito bem-vindo para a parceria. “Estávamos planejando a ação, pois os relatórios das vistorias de rotina feitas no município, apontaram o surgimento de novas larvas, principalmente na região do Canta Galo. Assim a ajuda do Exército em mais esta ação é muito oportuna, pois contra um inimigo mortal precisamos trabalhar é verdade”, ressalta.

De acordo com Natalie, o aparecimento de larvas do mosquito Aedes aegypti mesmo neste período em que as temperaturas caíram, é um alerta. “Isso mostra que a espécie vem se adaptando e se tornando resistente as condições climáticas. Dessa forma a população deve manter o estado de alerta, manter os hábitos de combate, eliminando os criadouros e mobilizando familiares e vizinhos no mesmo objetivo”, frisa.

A Secretaria de Saúde mantém vistorias diárias feitas pelos agentes de endemias que estão lotados nas ESFs do município, para que toda a cidade seja coberta. “ Além das vistorias realizadas pelos agentes, a Vigilância Sanitária está aberta para as denúncias de locais com possíveis criadouros para que eliminá-los. A Prefeitura também está investindo na implantação de mais ecopontos, para que os lixões espalhados na cidade, não voltem a se multiplicar, evitando também novos locais propícios para criadouros do mosquito”, completa Natalie.

Neste sábado (18), os agentes de endemias e parte do efetivo do 5º Esquadrão, devem visitar os bairros, Vila Farias, Vila Operária, Jardim Colonial, Canta Galo e Pandorf  I e II.

Colaboração Assessoria de Imprensa.