22°
Máx
17°
Min

Secretaria da Educação abre matrículas para cursos técnicos na rede estadual de ensino

(Foto: Marcos Santos/USP Imagens) - Secretaria da Educação abre matrículas para cursos técnicos na rede estadual de ensino
(Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Para quem deseja obter um diploma em nível técnico, a Secretaria de Estado da Educação está com matrículas abertas para 59 cursos profissionalizantes em nível médio, disponíveis em 351 escolas estaduais, em 181 cidades do Paraná. Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas nos estabelecimentos de ensino até sexta-feira (24).

Para as pessoas que já têm a formação, tão abertas as matrículas para cursos de especialização técnica em Enfermagem do Trabalho e Gestão de Resíduos. “Nesse momento de crise econômica, muita gente pensa que só quem tem ensino superior vai ter colocação no mercado de trabalho, mas é justamente o contrário. O que temos observado é que a maioria das vagas disponíveis é para áreas de formação técnica. Além das vagas, estudos comprovam que os profissionais com a formação técnica ganham 24% mais do que o profissional que tem apenas o ensino médio”, destacou a superintendente da Educação, Fabiana Campos.

Os cursos na rede estadual estão disponíveis em diferentes formas, com o objetivo de atender toda a comunidade paranaense de diversas idades. Aos alunos que estão ingressando no ensino médio, com idade entre 14 e 15 anos, os cursos são oferecidos integrados às disciplinas da base nacional comum. Para quem já concluiu o ensino médio, a formação é ofertada na modalidade subsequente e concomitante.

Para quem não teve a oportunidade de fazer o ensino médio, mas deseja obter uma formação técnica, a Secretaria da Educação oferece cursos na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), na qual alunos com mais de 18 anos estudam as disciplinas técnicas, aliadas às disciplinas da base nacional comum, concluindo assim o ensino técnico e médio ao mesmo tempo.

Os interessados podem consultar os cursos e locais onde são ofertados através do endereço www.educacao.pr.gov.br/cursostecnicos.

Colaboração: Assessoria de Imprensa do Governo Estadual