22°
Máx
17°
Min

Secretaria inicia distribuição de pulseiras de citronela para gestantes

(Foto: EBC) - Secretaria inicia distribuição de pulseiras de citronela
(Foto: EBC)

A partir desta segunda-feira (21), as mulheres com até 20 semanas de gestação vão receber gratuitamente pulseiras de citronela em Cianorte, no noroeste do Paraná. A planta é um repelente natural contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. As grávidas podem fazer a retirada tanto nas unidades básicas de saúde quanto no Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Noroeste do Paraná (Ciscenop).

“Cada gestante terá a prescrição, pela enfermeira ou médico da entidade onde é atendida, de duas unidades ao mês. Ao receber a pulseira, na farmácia mais próxima de sua residência, haverá orientação sobre o uso correto e também outras formas de prevenção”, contou a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Heloisa Dantas.

A Secretaria Municipal de Saúde também está distribuindo repelente em spray para os pacientes com suspeita das doenças, nos primeiros sete dias de sintomas. A retirada é feita na Farmácia Central mediante apresentação de receita. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h.

Nos sábados, domingos e feriados, a farmácia abre das 8h às 14h.

Colaboração: Prefeitura de Cianorte