23°
Máx
12°
Min

Semana começa com temperatura e chuva de verão

(Foto: Orlando Kissner/ Fotos Públicas) - Semana começa com temperatura e chuva de verão
(Foto: Orlando Kissner/ Fotos Públicas)

Temperatura acima dos 30°C e temporais no fim da tarde. A segunda-feira (17) em Curitiba começou e deve terminar como típica de verão, condição que deve se repetir até o final de semana.

A temperatura chegou a 32°C hoje, marca considerada normal para esta época do ano, que tem como característica principal ser um período de transição. Em outubro do ano passado, a temperatura mais alta foi 33.2°C. No mesmo mês em 2014, a maior marca foi 35.3°C. “A gente já espera que durante a primavera o tempo sofra inicialmente influência das ondas de frio e com a passagem dos meses temos o gradual aquecimento”, comenta o meteorologista do Instituto Simepar, Samuel Braun.

Acompanhando as altas temperaturas chegam também as tempestades chamadas “de verão” no fim da tarde. O ar quente da superfície se eleva na atmosfera e se desenvolve como uma nuvem de chuva. Quanto mais ela se desenvolve, maior o temporal. “O risco de temporal existe”, diz o meteorologista.

A previsão para terça-feira (18) e quarta-feira (19) é de dias quentes, com temperaturas elevadas. A partir de quinta-feira (20) a nebulosidade aumenta e não está prevista queda na temperatura para os próximos dias.