22°
Máx
16°
Min

Semana do Meio Ambiente é encerrada com caminhada ecológica

(Foto: Divulgação) - Semana do Meio Ambiente é encerrada com caminhada ecológica
(Foto: Divulgação)

Apesar do frio da manhã deste domingo (5), mais de 200 pessoas se reuniram na praça Presidente Vargas para a caminhada de 18 quilômetros até a captação de água da Sanepar, no Rio Pato Branco, e sede da localidade de Linha Damasceno. A atividade fez parte da Semana do Meio Ambiente que, de 1º a 5 de junho, promoveu diversas atividades, entre elas visita técnica de alunos ao aterro sanitário, palestras educativas para a população em geral e nas escolas, proteção de fontes, visita ao comércio com orientações sobre logística reversa e coleta de resíduos eletrônicos.

Para animar os esportistas, em trechos da caminhada artistas interpretavam canções de diversos estilos musicais. “Nossa intenção foi promover um momento de descontração e encerrar as atividades da Semana do Meio Ambiente, que foram muito bem aceitas e contaram com grande participação da população”, disse o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Pato Branco, Antonio Cezar Soares, que também preside do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Ao final da caminhada, houve um almoço preparado pela diretoria da comunidade, para quem quisesse ficar e continuar a ouvir as apresentações musicais. “Tanto a caminhada quanto o almoço foram ótimas oportunidades de integração, troca de experiências e conhecimentos. A programação foi muito proveitosa, pois aproximou a comunidade da Natureza e ainda estimulou a preservação ambiental”, salientou Cezar.

Outra ação da Semana de Meio Ambiente que contou com a participação da comunidade foi a coleta de resíduos eletroeletrônicos e de óleo de cozinha usado, realizada durante toda a manhã do sábado, dia 04, na praça Presidente Vargas, onde aconteceu apresentações musicais e entrega de sacolas ecológicas para quem colaborou com equipamentos e resíduos.

Leomar Zierhut foi um dos artistas que se apresentou na manhã de sábado e, ao fim de interpretações de músicas de Elvis Presley e composições próprias, contou que se sentiu muito feliz em participar do evento. “Me senti muito grato em vir cantar em favor da natureza, ajudando na preservação e na conscientização ambiental”, afirmou Leomar.

A diretora de uma escola de idiomas, Ledir Regina Petry Veronese, juntamente com as professoras Mariluz dos Santos Gamzala e Tatiana Burille Parise, aproveitaram o momento para entregar diversos equipamentos. “Em virtude de que adquirimos novos computadores e acessórios, os antigos precisavam da destinação correta. Assim, mais do que colaborar com a preservação do meio ambiente, também queremos incentivar os nossos alunos a terem essa preocupação”, explicou Ledir.

Para Vanda Caron, a iniciativa foi extremamente válida. “Achei a mobilização ótima, pois imagine se todos esses equipamentos acabassem jogados no lixo comum ou descartados em frente às casas, esperando para serem recolhidos. Assim, cada um faz sua parte, nós descartamos e a administração dá a destinação correta”, ressaltou. 

Promovida pelo Município, através das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, a Semana Municipal de Meio Ambiente contou com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura, através do Departamento de Cultura, Sanepar, Emater, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comsea), Sindicomércio, Associação Empresarial (ACEPB), IAP, UTFPR – Campus Pato Branco, Projunior da UTFPR, Ecolducks e grupos de escoteiros Primavera e Coroados.

Colaboração Assessoria de Imprensa.