22°
Máx
17°
Min

Semana do Meio Ambiente inicia com visita ao aterro sanitário

(Foto: Divulgação) - Semana do Meio Ambiente inicia com visita ao aterro sanitário
(Foto: Divulgação)

As secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura de Pato Branco promovem a Semana do Meio Ambiente. Na programação que iniciou nesta quarta-feira (1º), uma das atividades realizadas foi a visita técnica de cerca de 50 alunos do 4º ano da Escola Municipal do Bairro Planalto (Caic) ao aterro sanitário. As atividades seguem até o domingo (5), com proteções de fontes, palestras, apresentações musicais e caminhada ecológica.

De acordo com o responsável pelo gerenciamento do Aterro Sanitário Municipal, Normélio Bonatto, a visita dos alunos teve o intuito de mostrar como o Município realiza o tratamento do lixo. “Visitando o espaço eles conseguem ter um entendimento maior de como é feita a triagem e de como eles podem colaborar realizando a separação em suas próprias casas, mobilizando as famílias”, explicou Normélio.

A professora Rosiee Cristina Sgarbossa, da Escola Municipal do Bairro Planalto (Caic), contou que a visita foi organizada para, além de mostrar como é a realidade do aterro, conscientizar os alunos sobre a importância de separar o lixo. “Esses alunos podem se tornar agentes, divulgando as informações aprendidas aqui para suas famílias”, salientou a professora.

O aluno Raul Antonio Ferraz Gorges, 9 anos, disse que a visita foi muito importante para ele, pois pôde aprender mais sobre a importância de colaborar com a preservação do meio ambiente. “Quando a gente joga algo na natureza, sem realizar a destinação correta dos resíduos, causamos problemas ambientais. Logo, todos precisam ajudar na reciclagem do lixo”, ressaltou Raul.

A aluna Julia Marine da Cruz, 9 anos, gostou de conhecer o espaço onde é feita a separação dos materiais. “Eu já ajudava a separar o lixo orgânico e reciclável, mas agora, depois de ver de perto como acontece, percebi o quanto o que fazemos em casa facilita o trabalho dos funcionários aqui no aterro”, afirmou Julia. 

A programação da Semana de Meio Ambiente segue até domingo, dia 05, e pode ser conferida em http://patobranco.pr.gov.br. Além das secretarias municipais e do Departamento Municipal de Cultura, a programação está contando com o apoio da Sanepar, Emater, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comsea), Sindicomércio, Associação Empresarial (ACEPB), IAP, UTFPR – Campus Pato Branco, Projunior da UTFPR, Ecolducks e grupos de escoteiros Primavera e Coroados.

Colaboração Assessoria de Imprensa.