23°
Máx
12°
Min

Sercomtel inicia testes para a implantação do nono dígito

(foto: Pixabay) - Sercomtel inicia testes para a implantação do nono dígito
(foto: Pixabay)

A Sercomtel tem realizado uma série de testes internos para a implantação do nono dígito, que deverá entrar em funcionamento no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a partir de 6 de novembro. A inclusão do dígito 9 à frente dos números de telefone celulares de todo o Brasil é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Resolução nº 553/2010 visa aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular e dar continuidade ao processo de padronização das chamadas.

Apesar dos testes oficiais estarem previstos para iniciarem a partir de 8 de agosto, como recomendado pela Anatel, a Sercomtel optou por garantir o pleno funcionamento de todas as plataformas atualizadas com a realização de testes internos há mais de um mês. Segundo o diretor de Engenharia e Operações, Flávio Borsato, o trabalho consiste, por exemplo, "em checar se as chamadas entre as operadoras são completadas a partir da inclusão do nono dígito e garantir o alinhamento dos processos de portabilidade numérica da Sercomtel com as demais operadoras".

Como funcionará

De acordo com o diretor, de 6 a 15 de novembro, será mantido o duplo convívio de oito e nove dígitos com a possibilidade do cliente completar a chamada tanto ao incluir o 9 antes do número celular, como sem realizar esta inclusão. De 16 de novembro a 13 de fevereiro, as chamadas não serão completadas sem a inclusão do nono dígito à frente do número de celular. O usuário será orientado a discar novamente o número já com a inclusão do nono dígito.

Data da mudança e aplicativo

A partir de 14 de fevereiro, não será mais possível completar a chamada sem a inclusão no dígito nove e não haverá mais mensagem orientativa. Assim, caberá ao usuário providenciar a mudança em sua agenda de contatos com a inclusão do nono dígito.Porém, a Sercomtel, pensando em facilitar a vida de seus clientes, já desenvolveu um aplicativo próprio que estará disponível gratuitamente em novembro para download tanto no sistema operacional IOS quanto para Android. Este aplicativo desenvolvido pela operadora londrinense inclui o novo dígito automaticamente.

O nono dígito será implementado em todo o Brasil até o fim de 2016.

(com assessoria de imprensa)