22°
Máx
14°
Min

Servidores da saúde passam por capacitação

Todos atuam na área de recepção aos pacientes (Foto: Colaboração / Prefeitura de Foz do Iguaçu) - Servidores da saúde passam por capacitação
Todos atuam na área de recepção aos pacientes (Foto: Colaboração / Prefeitura de Foz do Iguaçu)

Os recepcionistas que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) voltam à capacitação sobre atendimento e serviços nessa sexta-feira (12).

No segundo módulo, os cerca de 100 participantes irão apresentar respostas para os estudos de casos propostos no primeiro encontro, realizado na semana passada.

Entre os temas estão a solicitação de Cartão SUS, pedidos de exames, cadastro no sistema Saúde Foz, consulta com especialista e questões comuns das atribuições da função.

No primeiro módulo, realizado na quinta-feira (4), os recepcionistas e assessores foram divididos, e cada grupo recebeu um caso para ser estudado e avaliado.

A maior parte das situações foi selecionada junto a Ouvidoria da Saúde, ou seja, são questionamentos reais de pacientes.

“Se um usuário do SUS procura a unidade às 9h30 relatando dor de dente, qual deve ser o procedimento do recepcionista, sabendo que as vagas do dia já foram preenchidas?”, exemplificou a assistente administrativo, Michele Pignataro.

Cada questionamento lançado é discutido entre os integrantes, e a resposta consensual representa a conduta do grupo.

No caso específico do exemplo, a postura correta do recepcionista é encaminhar o paciente com dor de dente para a equipe de saúde bucal da unidade, que tem a responsabilidade de fazer a avaliação do paciente.

“Não cabe ao recepcionista decidir se o paciente será atendido ou não, essa função é dos profissionais de saúde”, relatou Michele.

Nos dias 4 e 5 de fevereiro os recepcionistas também participaram da capacitação de controle da dengue, coordenada pela divisão de Epidemiologia, em que conheceram os sintomas e o fluxo de atendimento. “Conhecendo melhor o funcionamento da rede, eles conseguem informar melhor, evitando transtornos ao usuário já que alguns procedimentos podem ser resolvidos ali mesmo, na unidade”, disse o diretor da Atenção Básica, Carlos Santi.

O segundo e último módulo do treinamento acontece no auditório da Guarda Municipal em dois turnos: pela manhã, das 8h às 12h; e a tarde, das 13h30 às 17h.

Colaboração: Agência Municipal de Notícias