27°
Máx
13°
Min

Servidores marcam assembleia para domingo e devem encerrar greve

(Foto: Divulgação/Sismmar) - Servidores marcam assembleia para domingo e devem encerrar greve
(Foto: Divulgação/Sismmar)

A greve dos servidores municipais de Maringá deve ser encerrada neste domingo (3), em assembleia marcada na Câmara Municipal às 8h30. Na sexta-feira (1º), após um dia de negociações, a categoria aprovou que a comissão de greve aceite a proposta de 4% de reajuste imediato com 7,08% parcelados em cinco vezes, entre os meses de agosto e dezembro.

Os servidores também querem a garantia do pagamento retroativo da recomposição inflacionária condicionado à arrecadação do município, além dos dias paradas na greve.

Contrapartida

O impasse das negociações na sexta-feira se deu porque a prefeitura informou que só concederia o reajuste com o aumento de impostos. Houve muito debate em torno do tema, com resistência dos vereadores que participavam da mesa.

A Prefeitura de Maringá  soltou uma nota em que confirma a oficialização do reajuste completo da inflação, mas em parcelas, desde que com a revisão do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e da taxa de iluminação pública.

Domingo decisivo

Além da assembleia dos servidores, o domingo terá sessão extraordinária da Câmara Municipal de Maringá para aprovação do reajuste. Já na segunda-feira, os vereadores votarão o projeto de lei em segunda discussão para finalizar o processo dentro do prazo eleitoral.