24°
Máx
17°
Min

Servidores prometem paralisação nas universidades federais

(Foto: UFPR) - Servidores prometem paralisação nas universidades federais
(Foto: UFPR)

Os servidores das universidades federais no Paraná realizam uma paralisação nesta quinta-feira (16), segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no estado do Paraná (Sinditest-PR). A mobilização vai acontecer na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e na Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila). Os trabalhadores que atuam nas instituições por meio da Funpar também devem paralisar as atividades.

O Sinditest-PR informou que a paralisação acontece em defesa da educação e da saúde pública, além da reivindicação pela retirada do projeto de lei 257, que prevê o plano de auxílio aos estados e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal. A entidade teme que, por conta disto, não seja cumprido o acordo de greve do ano passado, que estabeleceu o reajuste de 5% nos salários dos servidores em agosto próximo.

No dia da paralisação, os servidores devem participar de uma programação especial para discutir os efeitos do projeto de lei.