24°
Máx
17°
Min

Sociedade civil e poder público pedem curso de Medicina em Paranavaí

O documento foi discutido e assinado na segunda-feira (Foto: Prefeitura de Paranavaí) - Sociedade civil e poder público pedem curso de Medicina
O documento foi discutido e assinado na segunda-feira (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranavaí apresentou um projeto, na tarde de segunda-feira (11), propondo a implantação de um curso de Medicina na cidade. O documento foi assinado durante uma reunião com lideranças do setor político e da sociedade civil organizada.

"Todos estão mobilizados e motivados para que esse trabalho gere excelentes resultados para nossa cidade. É uma campanha apartidária e que tem como bem maior o crescimento de Paranavaí”, declarou o representante da sociedade civil organizada Demerval Silvestre.

De acordo com a diretora de Planejamento da Secretaria de Saúde do município, Carla Daniela de Oliveira, Paranavaí possui os requisitos necessários para a viabilização do curso. "Temos critérios suficientes que nos qualificam e o que está sendo pleiteado pela prefeitura vem ao encontro da necessidade de Paranavaí”, defendeu.

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Exigências

O Ministério da Educação exige cinco leitos SUS para cada aluno, para que o curso seja iniciado em uma cidade. Segundo o secretário de Saúde do município, Agamenon Arruda de Souza, Paranavaí conta com a infraestrutura.

“Estamos em uma região de aproximadamente 300 mil habitantes e não temos um curso deste porte. Temos o número de leitos necessário para abrigar o curso e ainda temos parceria com um hospital em Loanda. Além disso, temos o hospital que está sendo construído no Jardim Morumbi, que poderá servir como escola. Temos, minimamente, 220 vagas”, argumentou o secretário.

A Diretora do Instituto de Saúde da Unipar, Irinéia Paulina Baretta, ressaltou que o edital do projeto está pronto, restando ao Tribunal de Contas do Estado avaliar para que os trâmites tenham avanço.

Colaboração Prefeitura de Paranavaí