21°
Máx
17°
Min

Sociedade Rural apresenta balanço da Expoingá 2016

(Foto: Divulgação) - Sociedade Rural apresenta balanço da Expoingá 2016
(Foto: Divulgação)

A Sociedade Rural de Maringá (SRM) divulgou o balanço da 44ª edição da Expoingá. Com o tema “Tecnologia para Todos”, a feira reuniu 473.560 visitantes em seus 11 dias, no Parque Francisco Feio Ribeiro. “Nestes onze dias de feira, todo trabalho realizado por uma equipe comprometida e pelos nossos expositores de diferentes áreas ofereceu serviços e produtos de extrema qualidade. Mais uma vez podemos comemorar resultados positivos que demonstraram a força do evento. Agora nossos olhares se voltam a próxima Expoingá para que possamos fazer uma feira ainda melhor”, avaliou a presidente da entidade, Maria Iraclézia de Araújo.  

O público foi 6,8% menor do que em 2015, o que a SRM já esperava tendo em vista as fortes chuvas registradas e a crise econômica. Foram gerados e prospectados negócios que somaram R$ 314.084.000, 6% a menos do que no ano passado.

Pecuária

A edição de 2016 contou com a presença de mais de sete mil animais de grande, médio e pequeno porte. Diversidades de raça e animais de elite, além da programação de leilões, julgamentos e provas equestres ajudam a justificar a importância do segmento para a feira.

Os animais receberam a visita de milhares de visitantes. A pecuária de corte foi representada pelas raças Nelore, Brahman, Wagyu, Purunã, Tabapuã, Angus e Charolês. Pela primeira vez, Maringá teve uma Exposição Nacional da Raça Wagyu, que reuniu animais de oito estados brasileiros.

A raça Tabapuã, após quinze anos sem participar de uma feira no Sul do Brasil, retornou a Maringá e apresentou animais de grande qualidade. As três melhores fazendas do país, premiadas durante a Expo Zebu 2016 se fizeram presentes na feira deste ano.

A pecuária de leite foi representada pelas raças Jersey, Holandês e Girolando. Entre os equinos, a feira contou com a participação das raças Mangalarga Marchador, Cavalo Árabe e Quarto de Milha. Santa Inês, Dorper, Dorper White, Texel, Ile de France e Suffolk foram as raças de ovinos que ajudaram a incrementar o setor de pecuária.

Outra atração foi o pavilhão de pequenos animais, um dos pontos mais visitados pelas famílias e especialmente pelas crianças. O local foi, em mais uma edição, um espaço reservado da feira para a realização de negócios, além de trazer novidades e a possibilidade de interação do público com diversos animais domésticos e silvestres.

E em 2016, o pavilhão reservou espécies como cachorros, faisão, pavão, peixes, coelhos, porquinho da índia, pássaro, dentre outros.

Rodeio

O competidor Jonh Elvis Coterli, de Tamboara (PR), foi o grande campeão da etapa do Rodeio Nacional Profissional (RNP) 2016. Jonh obteve a nota 89,2 e uma soma geral de 243 pontos, garantindo o título. O touro Highlander, da Companhia Máfia do Boi, de Beto Tribulato, de Nova Esperança (PR), ficou com a fivela de Melhor Touro na Expoingá. A Máfia do Boi também conquistou a fivela de Melhor Boiada. 

Torneio Leiteiro 

A vaca Aline, com 191 quilos de leite produzidos em nove ordenhas, foi a campeã na categoria maior volume, do Torneio Leiteiro da 44ª Expoingá. O animal é de propriedade do pecuarista Bernardo Araújo Jorge, de Marilândia do Sul (PR). Na categoria aproximação, o título ficou com a vaca 202 da MBR Agropecuária de Mandaguari, que produziu 106 quilos nos três dias de competição.

Indústria, Comércio e Serviços

A Sociedade Rural de Maringá mais uma vez abriu espaço para que empresas dos mais variados segmentos aumentassem seus rendimentos e apresentassem as marcas. Em 2016, a média no número de expositores do ano passado se manteve, apesar da situação econômica nacional, com 1.052 nas áreas de indústria, comércio, serviços e pecuária.

Geração de Emprego 

Mais de 10 mil empregos diretos e indiretos foram gerados em diversas áreas, como portaria, segurança, limpeza, estandes, pecuária, gastronomia, rede hoteleira, comércio, entre outros.

Shows

Do sertanejo ao funk ostentação, a Expoingá ofereceu uma lista de shows para variados gostos e com artistas renomados nacionalmente. Milhares de pessoas passaram pela Arena de Shows e Rodeio Joaquim Romero Fontes para conferirem as apresentações de cantores como Luan Santana, Pedro Paulo e Alex, Henrique e Diego, Padre Reginaldo Manzotti, Wesley Safadão, dentre outros nomes. A apresentação do show infantil Madagascar também atendeu, de forma gratuita, a um público especial, o das crianças.

Fazendinha 

Cerca de 200 mil pessoas e 409 excursões entre estudantes, universitários, produtores rurais, professores, autoridades e grupos da terceira idade.  Esse é o saldo da Fazendinha do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), na Expoingá 2016. O grande objetivo da Fazendinha é demonstrar as alternativas de explorações agropecuárias na região norte e noroeste do Paraná e as inovações tecnológicas geradoras de oportunidade de renda.

Mix da Agricultura 

Quem passou pelo Pavilhão da Agroindústria Familiar na Expoingá teve acesso a uma enorme variedade de alimentos vindos diretos do campo, oferecidos por cerca de 30 produtores de várias cidades do Paraná. Os produtos  foram todos selecionados e possuem certificados da Fábrica do Agricultor, um projeto da Agroindústria Familiar do Paraná, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). No local, o público também pôde comprar flores, itens para cozinha, objetos de decoração e artesanatos.

Solidariedade 

Em 2016, novamente a feira promoveu ações em prol da comunidade. O tradicional café da manhã dos idosos reuniu mais de 300 pessoas de onze entidades. A também tradicional Feijoada Solidária foi sucesso de público mais uma vez. O evento arrecada recursos para o Natal Solidário, uma ação da entidade que beneficia todos os anos, crianças de Centros Municipais de Educação Infantil de Maringá.

Além disso, a Sociedade Rural abriu mais uma vez os portões da Expoingá em troca da solidariedade da população. No dia 9 de maio, em comemoração ao aniversário de Maringá, a parceria com a Prefeitura do município possibilitou a troca de ingresso por um quilo de alimento não perecível que somaram 24 toneladas em doação. No dia 10, em parceria com a Arquidiocese de Maringá o público entrou no parque e na arena de shows com a doação de produtos de higiene pessoal e agasalhos. Ao todo, foram contabilizados 35.200 itens.

Cursos e eventos técnicos 

A Expoingá foi palco para a realização de cursos, encontros e eventos técnicos com profissionais renomados. Em parceria com o Sindicato Rural de Maringá, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vinculado à Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e o Núcleo de Criadores de Ovinos da Região de Maringá (Ovinomar), a Sociedade Rural de Maringá (SRM), reuniu dezenas de estudantes e produtores para treinamentos com temas que facilitam o dia a dia na propriedade e contribuem com o aumento da produtividade. Além disso, durante os onze dias de feira, produtores, pecuaristas, técnicos e estudantes puderam participar de encontros que fomentaram discussões importantes para a cadeia produtiva. Fórum de Negócios Internacionais, Workshop sobre Importações e Exportações; Palestras da Paraná Genética, Encontro de Mulheres Rurais, Encontro de Produtores de Leite da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Encontro de Produtores de Grãos, Encontro Anual com Avicultores, Lideranças e Técnicos (GT Foods), dentre outros eventos integraram a programação do ciclo de conhecimento da Expoingá.

Visitas

A 44ª edição da Expoingá foi prestigiada por diversas autoridades. O governador do estado do Paraná, Beto Richa, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que assinaram um termo de cooperação entre as secretarias de agricultura e abastecimento destes estados, o ministro da saúde Ricardo Barros e a vice-governadora Cida Borgetti foram lideranças nacionais e estaduais que visitaram a feira.

Estiveram também presentes prestigiando a feira e estreitando laços internacionais uma comitiva do Canadá, outra do Japão e uma terceira comitiva vinda do Paraguai. A representante comercial do Cônsul Argentino, Valéria Vanessa Martinez, participou da feira com o intuito de conhecer e firmar parceria entre Brasil e Argentina para instalar um estande no próximo ano.

A Expoingá recebeu também a visita do secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral Sílvio Magalhães Barros, do secretário de Estado da Agricultura e do abastecimento, Norberto Ortigara, o secretário da agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, além de demais autoridades políticas, ex-presidentes da Sociedade Rural de Maringá, presidentes e representantes de sociedades rurais de todo estado do Paraná, representantes de sindicatos, instituições financeiras, corporações e cooperativas, entre outros.