22°
Máx
14°
Min

Solicitação de negociação de dívidas pode ser feita até segunda-feira

(Foto: Reprodução/EBC) - Solicitação de negociação de dívidas pode ser feita até segunda-feira
(Foto: Reprodução/EBC)

Consumidores e Microempreendedores Individuais (MEI) têm até a próxima segunda-feira (30) para solicitar a renegociação de dívidas pela internet. A ferramenta está disponível no site consumidor.gov.br e permite o diálogo entre consumidores e empresas.

Para participar, é preciso fazer o registro no site, selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Depois de finalizado o registro, o banco ou instituição financeira têm prazo de até 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta. Após o retorno, o usuário tem até 20 dias para avaliar se o atendimento prestado foi satisfatório ou não.

De acordo com o Ministério da Justiça, o serviço disponibilizado na plataforma não constitui um procedimento administrativo nem se confunde com o atendimento tradicional prestado pelos Procons.

Micro e Pequenas Empresas

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Serasa continuam oferecendo o serviço de renegociação de dívidas às micro e pequenas empresas pela internet. Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas e efetuar o cadastro para ter acesso aos débitos de seu CNPJ e negociá-los.

Colaboração Portal Brasil