21°
Máx
17°
Min

Startup londrinense desenvolve máquina para fabricar cerveja

(foto: Divulgação) - Startup londrinense desenvolve máquina para fabricar cerveja
(foto: Divulgação)

A Eidee Design, startup ligada à incubadora da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), está em fase final de desenvolvimento de uma máquina para o preparo artesanal de cervejas, possibilitando uma bebida com "assinatura".

A Bravo Machine representa pretende oferecer um serviço completo para quem deseja fazer sua própria cerveja, comercializando os insumos e até o preparo da receita.

O produto vem na esteira de uma tendência que aposta no resgate da cerveja artesanal, resgatando a história da bebida que era feita em casa, em um processo que inclui domínio da combinação de cereais maltados, cozimento de grãos, mistura de condimentos e o processo de fermentação.

A proposta é dos designers Ricardo Dantas e Wilson Harada, que iniciaram o processo de desenvolvimento há dois anos, a partir de um edital do Finep, direcionado a empreendedores interessados em inovação. A dupla já tinha desenvolvido com sucesso o cube beer, um frigobar com capacidade para 42 latas, com design diferenciado. A ideia partiu da percepção de que havia um mercado em potencial formado por apreciadores da cerveja.

Segundo Ricardo Dantas, a Bravo Machine automatiza todo o processo artesanal, com um padrão de qualidade da bebida. Segundo ele, fabricar cerveja implica em pelo menos seis horas de trabalho contínuo. Uma receita básica conta de cereais maltados (trigo ou cevada), lúpus, condimentos (no caso da cerveja com sabor) e leveduras, que tem a função de fermentar.

Sabores

A fabricação artesanal abre a possibilidade do cervejeiro poder se aventurar pelo mundo dos sabores da bebida. Ricardo afirma que existe mais de 100 estilos diferentes, determinados pelo gosto (amargo ou mais adocicado), cor e corpo da bebida. Hoje a startup tem testados cinco estilos diferentes (Weiss, American Pale Ale, Keller s beer, Stout e Índia Pale Ale).

Para quem tem interesse em saber mais sobre o Bravo Machine e os serviços agregados, a dupla desenvolveu um site direcionado ao público adulto . Mensalmente a empresa desenvolve oficinas sobre o mundo cervejeiro denominadas "Ciclo da Cerveja", onde são realizadas palestras e degustação na Weissberg, loja especializada em insumos da bebida.

A comercialização da Bravo Machine está prevista para iniciar a partir de agosto deste ano, quando também deverá ser iniciada a venda dos insumos via site, fechando o ciclo completo para a fabricação artesanal. A startup deverá graduar na incubadora da Aintec no próximo ano, quando está prevista a construção de uma sede própria da Eidee Design, em uma área doada pela prefeitura de Londrina, no Parque Tecnológico, na zona leste da cidade. No local deverá futuramente ser instalada a fábrica da Bravo Machine, que pretende atender o mercado nacional e até de fora.

(com Agência UEL)