22°
Máx
16°
Min

TCE aprova relatório de auditoria sobre metrô em Curitiba

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Curitiba) - TCE aprova relatório de auditoria sobre metrô em Curitiba
(Foto: Divulgação / Prefeitura de Curitiba)

O Relatório de Auditoria sobre as obras do metrô em Curitiba foi aprovado integralmente pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Apesar da aprovação, o projeto continua suspenso por decisão da Prefeitura Municipal.

Foram mantidas no relatório as recomendações do Relatório de Avaliação Preliminar, que abordavam o recolhimento de Anotação de Responsabilidade Técnica do orçamento; a realização de pesquisa de origem-destino; a avaliação dos impactos da obra no sistema de transporte e na malha viária da capital; e a formalização da estrutura de gerenciamento das atividades de planejamento, contratação e execução da linha - chamada de Linha Azul.

O relatório final recomenda: que a contratação dos serviços por verba ou valor global fosse feita de forma excepcional e residual; o orçamento não poderia usar unidades de medida do tipo verba ou global; adequação dos estudos e projetos para que compusessem o projeto básico; revisão do relatório do projeto; considerar riscos no uso do método NATM - New Austrian Tunneling Method, ou Novo Método Austríaco para Abertura de Túneis; e licenciamento da área que receberia o material das escavações.

Colaboração Tribunal de Contas do Estado do Paraná