27°
Máx
13°
Min

TCE-PR renova convênio com a corte de contas da Itália

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) informou, nesta sexta-feira (15), que renovou a parceria com a Corte de Contas da Itália. Os dois órgãos de controle mantêm vínculo desde 1995. A renovação ocorreu no dia 7 de abril, durante encontro de delegação de auditores e juristas de Brasil e Argentina, realizado em Roma.

Segundo o TCE-PR, o atual presidente do tribunal, conselheiro Ivan Bonilha, e o conselheiro Nestor Baptista, presidente do tribunal no ano em que o convênio foi assinado, acompanharam a renovação da parceria. Representando o Tribunal de Contas da União, participaram do evento o ministro Benjamim Zymler, o procurador Júlio Marcelo de Oliveira e a auditora Karine Costa Machado. Houve ainda a participação de Edgar Guimarães, presidente do Instituto Paranaense de Direito Administrativo, e Carolina Zancanner Zockun, membro da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Renata Bueno, deputada italiana filha de brasileiros, integrou a delegação da Câmara de Deputados da Itália.

Este é um acordo de colaboração técnica e científica, que estimula o intercâmbio de experiências e conhecimento na área de controle externo da administração pública, especificamente nos campos de finanças, orçamento e patrimônio. A Corte dei Conti foi uma das entidades que atuou na Operação Mãos Limpas, ação de combate à máfia e à corrupção desenvolvida na década de 1990, que resultou na prisão de autoridades italianas.

Colaboração Tribunal de Contas do Estado do Paraná