21°
Máx
17°
Min

Telêmaco Borba ganha sede do 26º Batalhão de Polícia Militar

Além da assinatura do decreto, Richa entregou licenças ambientais para Klabin e Copel (Foto: Orlando Kissner / ANPr) - Telêmaco Borba ganha sede do 26º Batalhão de Polícia Militar
Além da assinatura do decreto, Richa entregou licenças ambientais para Klabin e Copel (Foto: Orlando Kissner / ANPr)

O governador Beto Richa esteve nesta quinta-feira (3) em Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais, para assinar o decreto de criação do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Na solenidade, o governador também entregou a licença de operação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para a fábrica de celulose da Klabin, em Ortigueira, e a licença prévia para as obras da Copel, que implantará linha de transmissão para ampliar a oferta de energia na região. Também foram anunciadas as obras da Sanepar de ampliação do abastecimento de água, um investimento de R$ 4,5 milhões.

“O novo BPM vai atender dez municípios, com população de mais de 200 mil pessoas. A segurança será muito reforçada. O efetivo será mais que triplicado", destacou Richa.

O 26º BPM de Telêmaco Borba foi o segundo criado pelo governador nesta quinta-feira. Pela manhã, Richa assinou o decreto de criação do 27º BPM, com sede em União da Vitória. Richa disse que a presença de um Batalhão em Telêmaco Borba era reivindicação antiga da região. “O novo BPM vai atender dez municípios, com população de mais de 200 mil pessoas. A segurança será muito reforçada. O efetivo será mais que triplicado. Hoje são 130 policiais e chegaremos a 390. Além disso, com mais viaturas e equipamentos, haverá condições melhores para os policiais combaterem o crime”, afirmou Richa. O governador disse que o reforço na segurança pública também atende ao novo perfil socioeconômico da região, transformada com o investimento da Klabin.

Além de Telêmaco Borba, o 26º BPM irá atender Ortigueira, Imbaú, Curiúva, Figueira, Sapopema, Reserva, Tibagi, Ventania e Cândido de Abreu.

“Com a criação do Batalhão, aumenta a capacidade operacional da PM na região, o que tem com reflexo na redução de crimes patrimoniais, que são os que mais preocupam atualmente e que exigem prevenção e policiamento ostensivo”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.

Com a criação do Batalhão, a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, que tinha sede em Telêmaco, será nesta sexta-feira formalmente transferida para Loanda.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, disse que se conclui um processo importante, com a inclusão de novos policiais e a elevação da Companhia Independente à condição de Batalhão. “Isso possibilita o reforço, que em breve aumentará a sensação de segurança das famílias que residem aqui”. O comandante do 26º BPM, Dirceu Koslosski, também participou da solenidade.

Para o prefeito em exercício de Telêmaco Borba, Dã Cortez, a medida é uma conquista. “As câmaras de vereadores e as prefeituras da região se uniram para buscar diálogo com o Governo do Estado. O governador entendeu a nossa necessidade e a criação do Batalhão se concretiza, para um melhor atendimento da população”, disse ele.

Colaboração Agência Estadual de Notícias.