28°
Máx
17°
Min

Tempestade atinge Curitiba e várias regiões do Paraná

A instabilidade prevista para esta terça-feira (12) no Paraná surpreendeu com a forte chuva de granizo registrada nesta tarde. Em várias regiões do estado choveu granizo, inclusive em Curitiba.

“Estavam previstas áreas de instabilidade e chuvas, mas houve desenvolvimento forte da nebulosidade”, comentou o meteorologista do Simepar, Tarcisio Valentim da Costa. Ele afirmou ainda que a tempestade foi trazida pela nuvem chamada Cumulonimbus. “É uma nuvem com desenvolvimento vertical muito grande, com até 15 quilômetros de altura. E lá em cima é muito frio, que gera o granizo”, explicou. Os ventos dentro desta nuvem também favorecem a chuva forte.

Tempestade atinge Curitiba e várias regiões do Paraná

Além de vários bairros de Curitiba, a chuva de granizo foi registrada em Campo Largo, Campo Magro, Almirante Tamandaré e Cotenda. A Defesa Civil ainda não foi acionada para atender nenhuma ocorrência.

A previsão é que a instabilidade continue nos próximos dias e não está descartado um novo temporal amanhã (13). Na quinta-feira (14) a área de instabilidade segue em direção a Santa Catarina e Rio Grande do Sul e na sexta-feira (15) chega uma frente fria ao estado que vai derrubar as temperaturas a partir de domingo (17).

Colaboração Lucas Karas