28°
Máx
17°
Min

Testes gratuitos de saúde funcionam no Carnaval nas praias

Com apenas uma gota de sangue é possível realizar o exame (Foto: Venilton Küchler/SESA) - Carnaval: testes gratuitos de saúde serão oferecidos nas praias
Com apenas uma gota de sangue é possível realizar o exame (Foto: Venilton Küchler/SESA)

Quem estiver no litoral do estado no feriado de carnaval, terá disponível até terça-feira (9), o serviço de testes rápidos, exames e outros serviços gratuitos na orla das praias oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde, assim como distribuição de preservativos. As tendas de atendimento à população estão na praia Central de Guaratuba; no balneário de Caiobá, em Matinhos; e no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná.

Atendimento gratuito será feito em tendas espalhadas pelo litoral (Foto: Kássio Pereira/SESA)

O serviço funcionará normalmente nos feriados, das 8h30 às 17h, e tem o apoio das equipes municipais e regionais de saúde. Os testes rápidos oferecidos são os de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os profissionais também podem aferir pressão arterial, realizar o teste de glicemia e dar os primeiros socorros às vítimas de acidentes com águas-vivas.

O chefe da Divisão Estadual de Controle das DST, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, Francisco Carlos dos Santos, ressalta os benefícios que esse tipo de serviço traz à população. 

“Facilitamos o acesso da população a uma série de exames importantes e que por vezes não recebem a devida atenção por falta de tempo ou até mesmo por receio”

 Processo

O procedimento para a realização dos exames é feito através de algumas gotas de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado leva apenas 30 minutos para ficar pronto. Não é necessário agendamento para o processo.

Estatísticas

Desde o início da ação, já foram realizados 10.767 testes nas barracas da Saúde. De acordo com Santos, a iniciativa ainda gera a possibilidade de diagnosticar precocemente doenças que se não tratadas podem gerar muitas complicações.

Colaboração SESA