22°
Máx
17°
Min

Todos os presos da Operação Arquivo X já estão em Curitiba

(Foto: Reprodução) - Todos os presos da Operação Arquivo X já estão em Curitiba
(Foto: Reprodução)

Todos os presos da Operação Arquivo X, a 34ª fase da Operação Lava Jato, já estão na superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Dois deles chegaram no final da noite desta quarta-feira (21) e foram para a carceragem. Outros cinco presos já estavam em Curitiba desde o final da tarde de ontem. Os presos devem passar hoje pelo exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal em Curitiba.

Estão presos Julio César Oliveira Silva - que se entregou em Brasília após a informação de que estava na Espanha -, Ruben Costa Val, Luiz Claudio Machado Ribeiro, Luiz Eduardo Guimarães Carneiro, Francisco Corrales Kindelan, Luiz Eduardo Neto Tachard e Danilo Baptista.

Nesta operação, o ex-ministro Guido Mantega chegou a ser preso durante a manhã e o juiz Sérgio Moro revogou a sua prisão no período da tarde.

A Operação Arquivo X foi baseada em investigações sobre pagamento de propinas em contrato com a Petrobras para a construção de duas plataformas de exploração de petróleo na camada pré-sal. Entre os pedidos de propina para as empresas contratadas - e que não teriam capacidade técnica para o trabalho -, estaria uma solicitação feita por Mantega para o Partido dos Trabalhadores.