24°
Máx
17°
Min

Trabalhadoras da limpeza comemoram Dia Internacional da Mulher no domingo (6)

O Dia Internacional da Mulher acontece sempre no dia 8 de março. No entanto, a comemoração para as trabalhadoras da limpeza no Paraná vai acontecer no próximo domingo (6). Isso porque, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco) realiza um evento para comemorar a data.

Em sua 24ª edição, o evento “Dia da Mulher na Praia” vai levar 3 mil trabalhadores da limpeza no Paraná para a Praia de Leste no litoral paranaense. De acordo com o Siemaco, 70 ônibus devem sair das sedes do sindicato no estado, em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Cascavel e Paranaguá.

A saída deve acontecer entre 7h e 8h da manhã. Além disso, a partir das 04h da manhã, cerca de 2 toneladas de costela fogo de chão vão ser preparadas para o almoço das trabalhadoras. Durante o dia, várias ações vão ser realizadas para comemorar o Dia Internacional da Mulher já no dia 6.

Para participar, é necessário se inscrever em uma sede do Siemaco no Paraná até o dia 04/03. Os documentos necessários são carteirinha de sócia do sindicato, documento de identidade e comprovante de residência, que pode ser a conta de água ou de luz atualizada.  

Categoria feminina

Segundo o Siemaco, o setor de asseio e conservação está entre os segmentos que mais emprega mão-de-obra feminina. Dados da Federação dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação (Feaconspar) mostram que dos 50 mil trabalhadores representados no estado, aproximadamente 70% são mulheres.