21°
Máx
17°
Min

Trabalhadores da Funpar no HC entram em greve na segunda

(Foto: Reprodução) - Trabalhadores da Funpar no HC entram em greve na segunda
(Foto: Reprodução)

Os trabalhadores que atuam no Hospital de Clínicas por meio da Funpar entram em greve na segunda-feira (6). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest-PR), a paralisação foi aprovada em assembleia após a categoria considerar como insatisfatória a proposta de reajuste salarial de 5,2% apresentada pela Funpar.

São 870 funcionários contratados pela fundação que trabalham em diferentes setores do HC. De acordo com o sindicato, os grevistas se reúnem na frente do hospital às 6h30 de segunda-feira. O atendimento à população deve ser afetado.

O Sinditest-PR argumenta que o índice não repõe a inflação do último ano (de maio de 2015 a maio de 2016, mês da data-base da categoria). A entidade enviou a proposta à Funpar reivindicando um reajuste salarial de 20,16%.

Sinditest-PR e a Funpar estão discutindo desde abril sobre o aumento dos salários. A fundação tentou na Justiça questionar a legitimidade do sindicato em atuar na negociação coletiva. Os trabalhadores chegaram a paralisar as atividades por conta do impasse por dois dias. Eles retornaram ao trabalho após audiência no Tribunal Regional do Trabalho.