22°
Máx
16°
Min

Trailer de testagem de HIV volta à Praça do Mitre

Unidade móvel de testagem de HIV estará hoje e amanhã na Praça do Mitre (Foto: Assessoria) - Trailer de testagem de HIV volta à Praça do Mitre
Unidade móvel de testagem de HIV estará hoje e amanhã na Praça do Mitre (Foto: Assessoria)

Pelo segundo fim de semana consecutivo, uma unidade móvel de testagem de HIV estará na Praça das Nações (Mitre), no centro de Foz do Iguaçu.

O trailer, equipado com dois laboratórios, pretende estimular o diagnóstico precoce da doença especialmente entre jovens gays e homens que fazem sexo com homens, mas o serviço pode ser acessado por qualquer morador.

Na primeira ação, na sexta-feira (5) e sábado (6), foram realizados 84 testes rápidos com um diagnóstico positivo.

O trailer de testagem, que atendeu 2,6 mil pessoas em Curitiba em 2015, vai circular pelo período de um ano em Foz do Iguaçu.

A unidade móvel e toda a equipe capacitada para acolher os interessados estarão novamente na Praça das Nações hoje (12) e amanhã (13), entre às 18h e 22h.

Pacientes que fazem parte da população-chave e recebem diagnóstico reagente, já fazem o exame CD4, que aponta o grau de imunidade.

O projeto conta com o trabalho de linkadores, responsáveis por lembrar e acompanhar o portador da síndrome, estimulando-o a não abandonar o tratamento.

A iniciativa, inédita na fronteira, faz parte do projeto A Hora é Agora – Testar nos Deixa mais Fortes, implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMSA), Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC Brasil).

Colaboração: Assessoria de imprensa