22°
Máx
17°
Min

UEL tem cinco cursos entre os melhores do Brasil

(Foto: UEL/Divulgação) - UEL tem cinco cursos entre os melhores do Brasil
(Foto: UEL/Divulgação)

O jornal Folha de São Paulo divulgou nova edição do Ranking Universitário Folha (RUF), que colocou a Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 23º lugar entre as melhores instituições de ensino superior, uma posição acima da registrada na lista anterior.

 Cinco cursos aparecem no ‘top 10’: Moda (3ª melhor do Brasil), Fisioterapia (7ª), Medicina Veterinária (9ª), Biomedicina e Enfermagem (10ª).

Entre as universidades paranaenses, a mais bem colocada no ranking é a UFPR, em 8º lugar. A UEM aparece depois da UEL, em 24º e a PUC-PR, em 31º.

Metodologia

A avaliação das universidades se dividiu em dois grandes âmbitos: qualidade de ensino, que podia dar 64 pontos (quatro relativos ao desempenho no ENADE, 44 para o resultado da análise feita pelos avaliadores do MEC, oito para a qualificação dos professores e oito para o regime de trabalho dos professores - dedicação parcial ou integral) e avaliação de mercado, com os outros 36 pontos.

As tabelas do ranking trazem também a posição de cada instituição nos aspectos do ensino, da pesquisa, do mercado, da inovação e da internacionalização. Marta Marcondes destacou o fato de a UEL ter aparecido em 13º lugar no ensino, "o que significa que tivemos um resultado muito bom nesse aspecto, repetindo o desempenho de outros anos".

A lista completa pode ser acessada no endereço http://ruf.folha.uol.com.br/2015/.

(com informações da Agência UEL)