21°
Máx
17°
Min

UEM completa 14 anos de chegada a Umuarama

UEM fica na saída de Umuarama para Guaíra (Foto: UEM) - UEM completa 14 anos de chegada a Umuarama
UEM fica na saída de Umuarama para Guaíra (Foto: UEM)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) completa 14 anos em Umuarama e, neste sábado (20), uma cerimônia será realizada na Sociedade Rural do município para celebração. Em 2002, teve início a oferta dos cursos de Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Meio Ambiente, Tecnologia em Alimentos, Medicina Veterinária e Agronomia.

A partir de 2010, o Campus Regional de Umuarama (CAU) ganhou também Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Atualmente, os oito cursos levam cerca de 800 estudantes diariamente à unidade.

O CAU conta hoje com salas de aula, blocos administrativos, laboratórios, biblioteca, refeitório, hospital veterinário, Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e um polo da Universidade Aberta do Brasil, que oferece as graduações de Pedagogia e Física a distância.

O campus de Umuarama foi criado para fortalecer a integração com a comunidade regional do noroeste do Paraná. A incubadora, por exemplo, vem prestando assistência técnica a produtores rurais, com o objetivo de melhorar e aumentar a produção e inserção no mercado.

O evento de aniversário do CAU será na Sociedade Rural de Umuarama, às 8h30.

Vinda da UEM

Umuarama recebeu um campus da UEM depois da reivindicação da comunidade. Em março de 2001, o então prefeito Fernando Scanavacca enviou um ofício para manifestar o interesse do município em firmar um convênio com a Universidade Estadual de Maringá. Em maio, o termo de cooperação foi aprovado pelo Conselho de Administração da UEM e uma lei municipal possibilitou a vinda da universidade.

Colaboração Assessoria de Imprensa