24°
Máx
17°
Min

UEPG orienta sobre isenção da taxa para o Vestibular Inverno

Provas serão realizadas nos dias 17 e 18 de julho em pelo menos 18 cidades paranaenses (Foto: Divulgação / AEN) - UEPG orienta sobre isenção da taxa para o Vestibular Inverno
Provas serão realizadas nos dias 17 e 18 de julho em pelo menos 18 cidades paranaenses (Foto: Divulgação / AEN)

Os interessados em solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular de Inverso da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) devem preencher o requerimento disponível no site entre os dias 1º e 11 de março.

Para pedir a dispensa, os candidatos devem estar atentos às seguintes exigências: 

  • não ter curso superior concluído, em andamento ou trancado; 
  • não ter o benefício de três isenções da taxa de inscrição em outros vestibulares da UEPG; 
  • ter concluído o ensino médio, ou equivalente, ou estar frequentando a última série do ensino médio, ou equivalente, em escola pública ou particular, na qualidade de bolsista.

A Coordenadoria de Assistência e Orientação ao Estudante (Caoe) também solicita a comprovação de carência socioeconômica, através da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Ou, ainda, que o candidato demonstre ser de família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal nº 6.135, de 2007, que estabelece como família de baixa renda aquela com renda per capita de até meio salário mínimo (nacional); ou com renda familiar mensal de até três salários mínimos (nacional).

Depois de preencher o requerimento, o solicitante entregá-lo, de 14 a 18 de março, no Caoe, no Bloco da Reitoria, sala 44, do Campus de Uvaranas, das 13h30 às 17h . O documento deve estar preenchido e assinado, em envelope lacrado e identificado pelo nome do requerente, acompanhado obrigatoriamente de fotocópias dos documentos solicitados.

Para os candidatos inscritos no CadÚnico: RG, certidão de conclusão do 2° grau, ensino médio ou equivalente, ou declaração de que esteja frequentando a última série do ensino médio ou equivalente, em escola pública ou particular, na qualidade de bolsista (o desconto precisa ser integral, Número de Inclusão Social (NIS).

Baixa renda e Sedex

Os candidatos não inscritos no CadÚnico e com solicitação como membro de família de baixa renda devem apresentar fotocópias do RG, da certidão de conclusão do 2º grau, ensino médio ou equivalente, ou declaração de que esteja frequentando a última série do ensino médio ou equivalente, em escola pública ou em escola particular, na qualidade de bolsista (desconto integral); do RG e das certidões de casamento, separação, divórcio, termo de guará ou óbito dos pais ou responsáveis legais do requerente, conforme a situação específica de cada família. Ou, ainda, do RG ou certidão de nascimento dos demais membros que compõe a unidade familiar e sejam moradores do mesmo domicílio.

Também são necessárias fotocópias do comprovante de renda os pais ou responsáveis legais do requerente, dos comprovantes de renda dos demais membros maiores de 18 anos que compõem a unidade nuclear família e sejam moradores do mesmo domicílio.

Para os familiares que não possuem renda formal, será obrigatória a apresentação de autodeclaração que aponte ausência de rendimentos financeiros, podendo ser de próprio punho. O requerimento também pode ser encaminhado por Sedex, desde que atenda às instruções (documentos) até 18 de março de 2016. O endereço para envio dos documentos é: Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenadoria de Assistência e Orientação ao Estudante – Bloco da Reitoria, sala 44, Campus Universitário de Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcante, 4748, CEP: 84030-900 – Ponta Grossa – Paraná.

Colaboração Agência Estadual de Notícias.