22°
Máx
14°
Min

UEPG recebe inscrições para concursos de professores

Vagas são para professores do quadro de magistério público do ensino superior abertas em setores de conhecimento da instituição (Foto: Divulgação) - UEPG recebe inscrições para concursos de professores
Vagas são para professores do quadro de magistério público do ensino superior abertas em setores de conhecimento da instituição (Foto: Divulgação)

Dois concursos públicos de provas e títulos para professores do quadro de magistério público do ensino superior encontram-se com inscrições abertas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Trata-se de 31 vagas abertas distribuídas para os setores de Ciências Exatas e Naturais; Ciências Agrárias e de Tecnologia; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas, Letras e Artes; e Ciências Jurídicas (inscrições até 28 de julho); e 39 vagas destinadas a departamentos do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (inscrições abertas até 11 de agosto). Os interessados podem se inscrever no site da UEPG.

A taxa de inscrição (R$ 250) deverá ser recolhida, exclusivamente, via boleto bancário, impresso pelo candidato. Podem se inscrever, os candidatos que, se aprovados dentro do número de vagas, apresentarem até o ato de posse, os requisitos mínimos estabelecidos para cada vaga. A comissão organizadora dos concursos alerta que os aprovados estarão obrigados a ministrar aulas e executar demais atividades correlatas à docência nos campi sede e nos campi avançados da UEPG em outros municípios, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Exterior, Deferimento e Cronograma

Também podem se inscrever os portadores de diploma de graduação e pós-graduação obtidos no exterior. No caso de aprovação no concurso, o candidato deverá apresentar os diplomas até o momento da posse, devidamente revalidados/reconhecidos por instituição de ensino superior, na forma da lei. É vedada mais de uma inscrição por candidato.

Para os candidatos inscritos nas vagas do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa), o deferimento das inscrições contendo o nome do candidato e o número de inscrição será divulgado, em edital, no Diário Oficial do Estado, em 19 de agosto; e para as vagas disponíveis para os outros setores do concurso, em 08 de agosto de 2016. O deferimento também será divulgado na internet. No mesmo documento será informado o cronograma de desenvolvimento das etapas das provas, inclusive local, data e horário, para o sorteio do número de temas da prova escrita e da prova didática.

Datas das Provas

As provas para o Sebisa serão realizadas, de 27 a 30 de setembro; enquanto para os outros setores, de 30 de agosto a 2 de setembro de 2016, podendo ser prorrogadas dependendo do número de inscrições por área de conhecimento. A aplicação das provas ocorre às 8h. Para o acesso aos locais de provas, os candidatos com inscrições deferidas deverão apresentar cédula de identidade ou documento de identificação oficial com foto e ficha de inscrição impressa.

Estão disponíveis na Internet todas as informações relativas aos concursos, a exemplo de lista de temas (inclusive bibliografia sugeridas para os exames de provas), as provas (escrita, didática com arguição, exame de títulos e prova prática, se houver), formulários de requerimentos e interposição de recursos e outros documentos e informações julgados pertinentes. Para a prova de títulos, o candidato, deverá entregar à Banca Examinadora cópia comprobatória dos documentos do currículo Lattes.

Médias e Especificações

O candidato deverá atingir média igual ou superior a sete (7) em cada uma das etapas do exame de provas. A nota final do candidato será atribuída pela média aritmética simples, com arredondamento centesimal, das notas obtidas no exame de provas (escrita, didática e prática, quando houver) e no exame de títulos. A nomeação dos classificados ocorrerá pelo governador do Estado, a partir do primeiro semestre de 2017, respeitando-se limitações de ordem financeira e orçamentária e observando-se rigorosamente o número de vagas e a ordem de classificação, bem como a anuência das vagas autorizadas.

De acordo com a titulação apresentada pelo candidato até a data da posse, será o ingresso do candidato no nível inicial da carreira e consequente remuneração. Para conferir as especificações de cada vaga, remuneração e outros detalhes, basta entrar na página do concurso específico: Concurso Público para Provimento de Cargo de Docente Não Titular e Concurso Público para Provimento de Cargo de Docente Não Titular.

Colaboração Assessoria de Imprensa.