24°
Máx
17°
Min

Unicesumar inicia construção de campus em Londrina

(Foto: Divulgação) - Unicesumar inicia construção de campus em Londrina
(Foto: Divulgação)

O Centro Universitário Cesumar (Unicesumar) iniciou semana passada as obras do campus de Londrina, previsto em seu plano de expansão da educação presencial para o Estado do Paraná lançado em 2014 e que contempla também a instalação de unidades em Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e Arapongas. O primeiro prédio, com 8.300 metros quadrados, está em construção e a previsão de entrega é para dezembro deste ano.

Localizado na avenida Santa Mônica, próximo à rodoviária, o campus contará incialmente com instalações de 26 salas de aula, 15 laboratórios, biblioteca, anfiteatro cantina e setores administrativos, além de áreas de estacionamento, espaços esportivos e de convivência universitária. Dentre os laboratórios estão os que contemplam as áreas da saúde, exatas e humanas.

Investimentos da ordem de R$ 30 milhões serão feitos na implantação do campus, cujo projeto prevê área total de construção de 27 mil m². Segundo o vice-reitor Wilson de Matos Silva Filho, o momento mostra a sólida condição que a instituição alcançou ao ser capaz se manter seus investimentos em um ano de crise financeira no país. “Estamos mantendo o nosso cronograma de obras no Estado porque acreditamos que a educação, como indutora do desenvolvimento, deve estar pronta para atender à demanda de formação de mão-de-obra na volta do crescimento da economia”, ressalta.

Posicionado hoje como o 10º maior grupo educacional do País, conforme pesquisa da Hopper Educacional, a Unicesumar, com 26 anos de história na educação superior, projeta crescimento de 75% em seu número de alunos até o ano de 2018, incluindo também a expansão da Educação a Distância (EAD) com a implantação de 186 novos polos. A instituição conta hoje com 80 mil estudantes na educação presencial e a distância e planeja chegar a 140 mil alunos nos próximos dois anos.

Além da inauguração do campus em Curitiba neste início deste ano, onde já oferece quinze cursos, e início das obras em Londrina, a Unicesumar está com o ritmo acelerado em Ponta Grossa, cujas obras do campus também serão entregues em dezembro.

O investimento total nos novos campi e instalação dos polos da EAD chega à casa dos R$ 180 milhões.

Vestibular

Com as obras em ritmo acelerado, a instituição já planeja o seu primeiro vestibular nas cidades de Londrina e Ponta Grossa para este final de ano. Segundo o vice-reitor, o processo seletivo deverá ser aberto juntamente com os de Maringá e Curitiba. Em Ponta Grossa, já existem nove cursos aprovados pelo Ministério da Educação e para Londrina são trinta em processo de aprovação junto ao MEC.

Dados atuais

A instituição possui atualmente, 50 cursos de graduação presenciais e 37 a distância, mais 100 cursos de especialização e quatro programas de mestrado. É uma das principais empregadoras do estado do Paraná, com mais de 2.800 colaboradores e docentes. Mais de 80% dos professores possuem mestrado e/ou doutorado. O campus sede possui 8 alqueires e mais de 100 mil m² de área construída, com salas de aula e cerca de 100 laboratórios. A instituição conta também com cinco clínicas-escola, oferecendo cerca de 100 mil atendimentos ao ano, fazenda-escola, Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal, TV e Rádio Educativa. Investe permanentemente em cultura com a manutenção de uma Orquestra Filarmônica e um grupo Coral, além de um Museu com recursos multimídia sobre a história do Norte do Paraná.

(com assessoria de imprensa)