23°
Máx
12°
Min

Unidade móvel oferece exames que detectam 4 tipos de câncer

Unidade móvel oferece exames que detectam 4 tipos de câncer

Com o objetivo de estimular os trabalhadores da construção civil do Oeste do Paraná a cuidarem da saúde, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer Sesi/PR está presente na região em parte desta semana. 

Na tarde desta terça (12) foram realizados os primeiros exames dentro da carreta, que está estacionada na sede do Sinduscon/Paraná-Oeste (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná), em Cascavel, onde permanece também durante toda quarta-feira (13). 

Na quinta (14), a Unidade segue para o Sesi de Toledo, localizado na Rua do Cedro, 873, na Vila Olímpica, onde permanece durante toda a manhã. A iniciativa, que é desenvolvida pelo Comitê de Ação Social e Cidadania do sindicato em parceria com o Sesi/PR, proporciona aos colaboradores das empresas associadas a realização de quatro tipos de exames: PSA (próstata), mamografia, papanicolau e câncer de pele. A unidade possui equipamentos de última geração, além de equipe de profissionais especializados para atender os trabalhadores. Todos os procedimentos são gratuitos.

O servente Artil Vitor, de 61 anos, realizou exames de sangue. É a primeira vez que ele participa da ação e elogiou a iniciativa. “Sempre bom se cuidar, não é?”, disse. O também servente João Machado dedicou uma parte de sua tarde para cuidar da saúde. “É importante porque ficamos sabendo se está tudo bem ou se está tudo mal”, brincou.

Além dos exames, os trabalhadores da construção civil de Cascavel terão nesta quarta-feira a atenção dos voluntários do Cascavel Azul, que participam da ação com o objetivo de conscientizar ainda mais sobre a importância da prevenção.

Números

Até 2015, foram realizados 22.616 exames, sendo 9.317 avaliações de pele, 5.570 papanicolaus, 4.792 PSA e 2.937 mamografias no Paraná. Neste ano na região Oeste, a unidade esteve no fim do mês de maio em Foz do Iguaçu e realizou cerca de 100 atendimentos. 

A previsão é que, em Cascavel e Toledo, sejam atendidas 150 pessoas. Todas as consultas foram previamente agendadas pelas empresas associadas ao Sinduscon/Paraná-Oeste.

Colaboração: Assessoria de imprensa