22°
Máx
16°
Min

Unidades de saúde fazem exames preventivos em mulheres neste sábado em Campo Mourão

(Foto: Divulgação) - Unidades de saúde fazem exames preventivos em mulheres neste sábado
(Foto: Divulgação)

As unidades básicas de saúde (UBS) de Campo Mourão farão, neste sábado (11), exames preventivos contra o câncer do colo de útero. O procedimento, também chamado de papanicolau, é voltado a mulheres entre 25 e 64 anos que têm ou já tiveram atividade sexual.

O câncer do colo de útero é o segundo mais comum entre as mulheres. Mesmo assim, de acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Família em Campo Mourão, Vanessa Pelizari, muitas não buscam o preventivo.

A coordenadora lembra que o diagnóstico é extremamente importante, uma vez que na fase inicial a doença não apresenta sintomas. “O tratamento feito no início impede o desenvolvimento do câncer propriamente dito em quase 100% dos casos.”

Vanessa destaca que o exame preventivo é indolor, simples e rápido.

Orientações

É preciso levar a identidade, cartão SUS e um comprovante de residência para realizar o exame. Para garantir um melhor resultado, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) no dia anterior ao exame.

É indicado evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

Também é importante que a mulher não esteja menstruada porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Grávidas podem submeter-se ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Colaboração Prefeitura de Campo Mourão