28°
Máx
17°
Min

Unidades de saúde oferecem serviços aos homens no Agosto Azul em Umuarama

Cada UBS tem um cronograma de atendimento (Foto: Pixabay) - Unidades de saúde oferecem serviços aos homens no Agosto Azul
Cada UBS tem um cronograma de atendimento (Foto: Pixabay)

Diversos serviços e atividades gratuitas, voltadas aos homens, serão realizadas durante todo o mês de agosto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Umuarama. O atendimento faz parte do Agosto Azul, cujo tema deste ano é “Tabalhador, passe um tempo com você”.

Além de exames, serão ofertados serviços de beleza, palestras, consultas médicas e outras opções. Cada UBS terá um cronograma. Haverá o dia D, em 20 de agosto, quando as ações estarão concentradas no Centro de Especialidades Médicas (CEM), que fica na Rua Nicanor dos Santos Silva, nos fundos do Pronto Atendimento.

Das 8h às 12h serão ofertados serviços como aferição da pressão arterial, testes de glicemia, exames de sangue para detecção do câncer de próstata (PSA), orientações nutricionais, psicológicas, odontológicas, sobre doenças sexualmente transmissíveis e conduta no trânsito.

“Queremos uma população masculina mais consciente sobre a saúde, antes que a doença chegue”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Alberto Haiduk.

Cronograma

UBS Central

Orientações durante todo o mês de agosto.

Dia 22: Dia do Homem na Unidade ESF Central, das 7h às 13h. Orientações em saúde, testes rápidos, solicitações de exames de PSA, aferição de pressão arterial, glicemia e verificação da situação vacinal. Neste dia, os médicos estarão sem agenda prévia para poderem realizar os atendimentos voltados à população masculina.

UBS Guarani

Dias 5: Palestra sobre saúde do homem, aferição de pressão arterial e glicemia, orientações individuais.

Dia 23: Acolhimento e aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis, com apoio da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, entrega de preservativos e distribuição de folders informativos

UBS Cidade Alta

Consultas de enfermagem durante todo o mês de agosto para solicitação de exames de PSA.

Dia 2: Visita ao horto medicinal da Unipar às 8h.

Dias 9, 16, 23 e 30: Verificação de glicemia de jejum e palestra na sala de espera às 7h30.

Dia 10: Tarde da beleza para os pais. Parceria com Senac das 13h às 17h.

Dia 26: Palestra sobre saúde bucal.

Dia 31: Realização de testes rápidos das 8h às 12h e teatro da Academia da Saúde.

UBS Cohapar II

Dia 16: Coleta de exames de rotina e PSA, palestra sobre saúde do homem e cuidados preventivos, café da manhã.

UBS San Remo

Dia 12: Palestra ministrada pelo médico, café da manhã e testes rápidos.

UBS Panorama

Dias 12 e 26: Atividade na Casa da Sopa, consulta médica, enfermagem e odontológica, aferição de pressão arterial e glicemia, orientações gerais, testes rápidos.

UBS Cohapar III

Orientações em sala de espera durante todo o mês de agosto.

Dia 26: Atividade voltada para os homens das 8h às 12h, palestra com o médico, avaliação bucal, atualização do cartão de vacina, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos, café da manhã. Neste dia os médicos, enfermeiras e dentistas não terão agenda prévia, apenas atendimento de urgências.

Colaboração Prefeitura de Umuarama