24°
Máx
17°
Min

Unimed recebe mil vacinas contra a dengue

(foto:  Daniel Guimarães/ A2img) - Unimed recebe mil vacinas contra a dengue
(foto: Daniel Guimarães/ A2img)

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, nos últimos 50 anos, a dengue aumentou em 30 vezes e se tornou endêmica em 128 países. O ano de 2015 registrou uma das piores epidemias da doença no Brasil, com quase 1,6 milhão de casos. A boa notícia é algumas pessoas podem tomar a vacina, que chegou recentemente na Clínica de Vacinação da Unimed Londrina e a melhor notícia é que, com parte da população imunizada a tendência é que menos mosquitos infectados circulem e consequentemente menos pessoas peguem a doença com o passar dos anos. É a chamada “imunização de rebanho”.

A vacina é indicada para pessoas de 9 a 45 anos. Na Clínica de Vacinação da Unimed Londrina, pessoas com mais de 45 anos só serão imunizadas mediante apresentação de pedido médico. O laboratório fabricante da vacina não recomenda a imunização de crianças menores de nove anos, por isso a equipe da Unimed não vai fazer aplicações em clientes abaixo desta faixa etária nem com apresentação de pedido médico.

Na rede pública de Londrina a vacina estará disponível de 13 a 31 de agosto e serão imunizadas pessoas entre 15 e 27 anos. A definição do público foi determinada pela Secretaria Estadual de Saúde e varia de uma cidade para outra porque leva em conta a amplitude da doença no último ano em cada município.

A vacina aplicada na rede pública é a mesma disponível na Clínica de Vacinas da Unimed. A imunização só é completa após as três doses da vacina e é preciso respeitar o intervalo de seis meses entre as aplicações. O medicamento protege contra os quatro tipos de vírus da dengue e custa R$268,00 à vista ou R$282,00 para parcelamento em até três vezes. Para receber a imunização contra a doença na Clínica de Vacinas da Unimed é preciso agendar o horário pelo telefone 3375-5050.

(com assessoria de imprensa)