28°
Máx
17°
Min

UPA João Samek é homenageada por trabalho de vigilância

As placas de homenagem foram entregues à direção e colaboradores (Foto: AMN) - UPA é homenageada por trabalho de vigilância
As placas de homenagem foram entregues à direção e colaboradores (Foto: AMN)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h João Samek foi premiada por cumprir os objetivos da Rede Sentinela, que monitora as cepas do vírus Influenza no Brasil. As placas de homenagem foram entregues à direção e colaboradores responsáveis pelo serviço durante a Oficina de Influenza, realizada desde ontem em Foz. 

O reconhecimento se deve ao esforço semanal de abastecer a rede com dados e informações que permitem avaliar e produzir estratégias de combate a doença. 

“A vigilância da Influenza facilita a identificação dos tipos de vírus em circulação, responsáveis pelas infecções agudas do sistema respiratório na comunidade”, explicou a diretora de Assistência Especializada, Adriana Valadão.

Para ser implantada, a Rede Sentinela exige uma série de critérios como demanda de consultas, estrutura e logística, e bom desempenho gerencial. Os trabalhos de coleta e envio de amostras ao Laboratório Central do Estado (LACEN) em 2015 também foram avaliados. 

A UPA de Foz, que adotou o serviço em 2014, foi uma das cinco unidades premiadas no Paraná. Esse modelo de vigilância vem sendo adotado pela maior parte dos países que tem registros de Influenza. No Brasil, a rede foi implantada em 2002.

Colaboração: AMN