22°
Máx
14°
Min

Urbs faz vistoria em todos os equipamentos contra o aedes

Funcionários da Urbs tem feito vistoria em terminais de ônibus e equipamentos (Foto: Everson Bressan/SMCS) - Urbs faz vistoria em todos os equipamentos contra o aedes
Funcionários da Urbs tem feito vistoria em terminais de ônibus e equipamentos (Foto: Everson Bressan/SMCS)

Funcionários da Urbs também estão engajados no combate ao Aedes aegypti. Terminais, pontos de parada e estações-tubos, assim como bancas de revista, instalações da Rua 24 Horas, Mercado Central de Rui Barbosa, Shopping Popular do Capão Raso, Centro de Exposições do Parque Barigui, Rodoviária e terrenos de propriedade da empresa estão sendo vistoriados. 

Nesta sexta-feira (26), cerca de 40 funcionários participaram desta força- tarefa. Na Rodoviária, funcionários percorreram todo o espaço no telhado, observando atentamente e registrando a situação encontrada. Também foi feita vistoria em todo o entorno, incluindo o antigo chafariz que hoje abriga floreiras.

Terminais

Até o fim de março, a cobertura dos terminais terão lavagem. Esse trabalho começou há duas semanas e já foi feito nos terminais Carmo, Fazendinha e Capão da Imbuia. A previsão é que a cobertura do Terminal Hauer seja lavada até o início da próxima semana.

A lavagem é feita à noite para não atrapalhar a operação dos ônibus. Além disso, as calhas e outros locais que possam acumular água e folha também têm sido vistoriados. 

Estações

Nas estações-tubo, as equipes responsáveis pela manutenção preventiva e consertos, encontraram um meio de escoar a água que, inevitavelmente, se acumula sob a plataforma dos elevadores. Munidos de uma mangueira e uma bombinha usada para limpar aquários, eles sugam água do fosso do elevador, que tem cerca de meio metro de profundidade.

Enquanto isso não acontece, a Urbs está encaminhando ao Setransp, sindicato que representa as empresas que operam o transporte coletivo, solicitação para que uma vez por semana seja utilizada água sanitária na limpeza do fosso do elevador. A lavagem das estações-tubo, a cargo das empresas operadoras, é feita diariamente, sempre depois do encerramento da operação do transporte.

Painéis

Instalados em todos os pontos nos terminais e estações-tubo, os 694 painéis eletrônicos de informação de horários estão sendo utilizados também para mensagens de orientação sobre os cuidados necessários para evitar focos do Aedes aegypti. Por dia o sistema transporte em torno de 1,7 milhão de pessoas.

Informações Prefeitura Municipal de Curitiba