26°
Máx
19°
Min

UTFPR promove Campeonato de Lançamento Balístico

- UTFPR promove Campeonato de Lançamento Balístico

O Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) promove nesta sexta-feira (23), a partir das 0h, na Pista de Atletismo do campus Pato Branco, o Campeonato de Lançamento Balístico. A competição tem por objetivo a unificação do conhecimento teórico com a aplicação prática, visando a integração entre as disciplinas de física e as disciplinas técnicas dos diversos cursos ofertados no campus; a aplicação dos conhecimentos adquiridos por meio de desenvolvimento de projeto e equipamento lançador de projéteis; e da construção física do equipamento.

No total, 16 equipes se inscreveram para a competição. Cada equipe tem no mínimo três alunos e no máximo cinco integrantes, independente de turma ou curso. As inscrições aconteceram em maio e cada uma das equipes está construindo um equipamento de lançamento, utilizando materiais próprios de qualquer natureza, com limitação de 1,2 m como maior dimensão. De acordo com as regras da competição, o equipamento só poderá utilizar energia potencial gravitacional ou elástica para o lançamento do projétil, que deverá ser esférico com no mínimo 5 centímetros de diâmetro e 100 gramas

Serão realizadas duas modalidades de lançamento, de Exatidão e de Alcance. O Lançamento de Exatidão avaliará a proximidade do projétil lançado em relação a um alvo posicionado a 15 metros de distância. O Lançamento de Alcance avaliará o lançamento de maior alcance horizontal. É permitido à equipe realizar ajustes necessários no equipamento para cada lançamento a ser realizado.

Cada equipe poderá efetuar até três lançamentos para a pontuação em cada uma das modalidades, sendo válido apenas a melhor pontuação alcançada em cada modalidade.

Haverá premiação de troféus para o melhor projeto, o campeão na modalidade alcance e o campeão da modalidade exatidão. Além disso, haverá premiação em dinheiro para os primeiros colocados oferecida pelos patrocinadores. Como incentivo, cada integrante da equipe campeã poderá, se assim desejar, requisitar um ponto na média de qualquer uma das disciplinas do DAFIS que estejam cursando no semestre em que ocorre a competição. Os integrantes da equipe vice-campeã poderão requisitar 0,5 ponto.

O evento conta com o patrocínio das seguintes instituições: Imobiliária Invest de Pato Branco, Auto-escola Master de Itapejara do Oeste; UNIX Informática de Itapejara do Oeste e Sindimetal Sudoeste de Pato Branco.

Colaboração Assessoria de Imprensa.