21°
Máx
17°
Min

Vacinação contra dengue chega ao último dia com 87% 'sobrando'

(foto: AEN/Arquivo) - Vacinação contra dengue chega ao último dia com 87% 'sobrando'
(foto: AEN/Arquivo)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado (3) o último dia da campanha para vacinação contra a dengue. Entre 10 e 18 horas, o Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI) e mais vinte Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região urbana estarão atendendo exclusivamente para imunizar contra a dengue. Podem ser vacinados jovens e adolescentes, com idade entre 15 a 27 anos, 11 meses e 29 dias, conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

A meta de vacinação contra a dengue para o Município era de 120 mil doses. No entanto, até o momento, somente 13% do público-alvo foi imunizado. Durante a campanha, que teve início em 13 de agosto, equipes volantes da SMS foram até os maiores colégios estaduais da cidade para vacinar os estudantes. Também houve parceria com instituições de ensino superior para imunizar alunos e colaboradores.

O estado do Paraná é o primeiro do país a oferecer a vacina tetravalente contra a dengue na rede pública de saúde. As doses aplicadas em Londrina foram cedidas pela Sesa, que também encaminhou vacinas a outras 29 cidades. A vacina foi produzida por empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas.

Para que haja imunização completa, é necessário receber três doses, com intervalo de seis meses entre cada aplicação. Todas as pessoas que forem vacinadas nesta primeira etapa terão as próximas doses garantidas.

As contraindicações para vacina contra dengue são: reação alérgica grave a qualquer componente da vacina; dose anterior recente à própria vacina de dengue ou a outra vacina que contenha os mesmos componentes. Seu uso está proibido também para gestantes e lactantes, pessoas com deficiência imunológica congênita ou adquirida como leucemia, linfoma, ou outra neoplasia que afete a medula óssea ou sistema linfático.

(com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina)