27°
Máx
13°
Min

Vacinação contra influenza em Irati começa na segunda

Osnei Restio/Divulgação - Vacinação contra influenza em Irati começa na segunda
Osnei Restio/Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica informa que a campanha de vacinação contra influenza em 2016 iniciou na última segunda-feira, 25, a vacina é indicada para proteger contra o vírus da Influenza e contra as complicações da doença, principalmente as pneumonias bacterianas secundárias.

A vacina estará disponível nas seguintes unidades de saúde: Secretaria Municipal de Saúde, Ademar Vieira de Araújo, Engenheiro Gutierrez, Gonçalves Junior, Guamirim, Itapará, Lagoa, Pirapó, Palmital, Rio Bonito, Rio do Couro, Riozinho, Vila São João e Caratuva II, no período de 25/04 a 20/05/2016. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, sendo que o horário para a realização da vacinação é diferenciado de acordo com o funcionamento de cada Unidade de Saúde.

No dia 30/04/16, sábado, será realizado o dia D com vacinação disponível em todos os postos de saúde, que contêm sala de vacina da cidade e do interior, das 8h às 17h, com presença de piscina de bolinhas e cama elástica, e na SMS além destes pipoca e algodão doce.

Considerando a aproximação do período de sazonalidade da Influenza e ainda, a observação do aumento de ocorrência de casos de H1N1, H3N2 e Influenza B nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde, alerta toda a sociedade e profissionais de saúde, para a importância da vacinação das gestantes, puérperas até 45 dias após o parto (inclusive as que estiverem amamentando), garantindo altas coberturas vacinais nestes grupos prioritários. A vacina está indicada para gestantes em qualquer idade gestacional, não havendo, portanto, contraindicação para este grupo.

Vale ressaltar que a Vigilância Sanitária solicita para que seja informado na Secretaria de Saúde o nome e endereço completo das pessoas acamadas do município para que se possa realizar a vacinação no domicílio, através do telefone 3907 3135.

Quais os sintomas de gripe?

Definição de caso suspeito de Síndrome Gripal – Indivíduo que apresente febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações. Em crianças com menos de 2 anos de idade, é considerado também, coriza e obstrução nasal. Caso o paciente apresente dificuldade para respirar deve procurar assistência médica imediata.

A campanha terá como grupos prioritários para receberem a vacina:

  • Idosos acima de 60 anos
  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
  • Gestantes e puérperas até 45 dias após o parto
  • Trabalhadores de saúde de serviços públicos e privados
  • Povos indígenas
  • Populações privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
  • Pessoas com idade entre 5 e 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais