22°
Máx
16°
Min

Vai estar fora da cidade no dia das eleições? Saiba como justificar seu voto

(Foto: Valter Campanato/Arquivo ABr) - Vai estar fora da cidade nas eleições? Saiba como justificar seu voto
(Foto: Valter Campanato/Arquivo ABr)

Uma das principais dúvidas dos eleitores é saber como proceder quando não estará na cidade em que reside no dia das eleições. O voto é obrigatório tanto no primeiro, quanto no segundo turno, por isso, se você estará fora do município onde mora e vota, precisará justificar sua ausência da seção eleitoral.

Segundo o assessor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Marden Machado, o eleitor precisa comparecer em qualquer seção eleitoral da cidade onde estiver. “Ele deverá comparecer e preencher um formulário específico junto com a identidade e o título de eleitor”.

Se por algum motivo o eleitor não fizer a justificativa, poderá ter o título cancelado, o que acarreta em proibição de solicitar passaporte, carteira de identidade, entre outros serviços. “O sistema cancela automaticamente o título do eleitor que não votar e não justificar por três eleições seguidas e ele deverá se dirigir ao cartório eleitoral para regularizar a situação”.

Vale ainda ressaltar que se o eleitor não votou no primeiro turno, poderá votar normalmente no segundo, mesmo que não tenha feito a justificativa.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “caso o eleitor não apresente sua justificativa no dia da eleição, pode preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal,  ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito, até 60 dias após cada turno da votação, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito”.