21°
Máx
17°
Min

Vai viajar no feriado? Preste atenção nestas dicas do Detran

(Foto: Divulgação/AEN) - Vai viajar no feriado? Preste atenção nestas dicas do Detran
(Foto: Divulgação/AEN)

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) organizou uma lista com uma série de cuidados e orientações para quem for pegar a estrada neste ferido de Tiradentes. Além daquelas orientações básicas, de respeitar as leis de trânsito e não beber, o Detran explica sobre outros cuidados.

Não tenha pressa

A ansiedade de chegar ao destino muitas vezes leva o condutor a adotar uma velocidade acima do indicado, no entanto, respeitar a velocidade é essencial para que haja o controle da direção. Em curvas e descidas, não faça ultrapassagens, situação que aumenta muito o risco de acidentes.

Os motociclistas, por exemplo, precisam tomar cuidado para não serem puxados pela corrente de ar que se forma nas proximidades dos caminhões. Nesse caso, sinalize com a buzina ou uma piscada de farol.

Atente à sinalização

Quando se viaja com mais passageiros é comum que algumas conversas acabem distraindo o motorista e assim a atenção acaba sendo desviada. A atenção às indicações das placas é fundamental pois elas trazem as orientações necessárias sobre os cuidados específicos em cada trecho, reduzindo de forma significativa as chances de acidentes.

Uso da iluminação

No período noturno, em vias de mão dupla, não ofusque a visão dos outros motoristas. Caso eles estejam fazendo isso, ative e desative rapidamente o farol alto, de modo que dê a entender que você está sendo ofuscado. Lembre-se que o pisca alerta é um sistema para dar segurança quando há necessidade de parar devido à pane do veículo ou em situações de risco de acidente.

Transporte de animais

Se você planeja levar seu animal de estimação, ele deve ser transportado dentro de gaiolas ou com cinto de segurança para cachorro no banco traseiro, ambos com o cinto do passageiro fixado. Caso contrário, a movimentação do animal pode gerar problemas ao motorista.

Não fume e dirija

Em viagens mais longas, alguns motoristas não resistem ao vício e fumam enquanto dirigem. Acender um cigarro com isqueiro à noite produz, pela claridade, contração das pupilas e reação de ofuscamento que dura, aproximadamente, de 3 a 4 segundos. Isso pode colocar sua vida e a dos outros em risco, além de ser considerado infração de trânsito.

Se beber, não dirija

Na viagem é importante que o condutor não consuma nada de álcool, pois a ingestão causará dificuldade de concentração, comprometendo a visão e reflexo na direção, trazendo danos irreversíveis.

Colaboração AEN