23°
Máx
12°
Min

Animais de estimação poderão visitar pacientes em hospitais

(Foto: Pedro de Oliveira/Alep) -  Animais de estimação poderão visitar pacientes em hospitais
(Foto: Pedro de Oliveira/Alep)

Foi aprovada em primeira votação, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o projeto de lei que propõem que animais de estimação possam visitar seus donos enquanto estiverem internados em hospitais no Paraná. Foram 29 votos a favor, um contrário e uma abstenção.

O autor da proposta argumenta que o animal seria parte integrante do tratamento psicológico do paciente. “A partir da ‘Pet Terapia’ há uma adaptação do paciente ao ambiente hospitalar, o que permite a redução de estresse e o aumento de bem-estar, reduzindo o período de internação e desconforto da hospitalização”, disse.

A autorização da entrada dos animais, de acordo com a proposta, dependerá do quadro clínico do paciente e dos critérios pré-estabelecidos por cada hospital, também respeitando um agendamento de revista. Não será autorizada a presença dos animais de estimação em áreas de isolamento, transplantes, quimioterapia, unidades de tratamento intensivo, na farmácia hospitalar e nas áreas de preparo de medicamentos.

Além disso, um laudo médico veterinário deverá ser apresentado, assegurando as boas condições de saúde do animal, inclusive com todas as vacinas em dia. O animal também deve utilizar coleira e, se for necessário, enforcador e focinheira.

O segundo turno de análise do projeto acontece na próxima segunda-feira (12). A proposta já recebeu uma emenda da Comissão de Consituição da Jusitça (CCJ), e terá que passar por mais três votações antes de ir para análise do Poder Executivo.

Colaboração Louise Fiala e Assembleia Legislativa do Paraná