21°
Máx
17°
Min

A manifestantes, Kassab promete, mais uma vez, início do MCMV 3 'em breve'

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, prometeu aos manifestantes que protestaram em frente ao ministério na manhã desta quarta-feira, 16, que a terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida será lançada "em breve".

Segunda a assessoria de imprensa do ministério, Kassab afirmou que a portaria interministerial que normatiza a terceira fase do programa estava em fase final de assinatura no Ministério da Fazenda e nos próximos dias será marcada a data para o evento de lançamento da nova etapa.

A retomada das contratações e a ampliação do programa também é uma das principais reivindicações do "programa emergencial" do Partido dos Trabalhadores (PT), que chegou a sugerir o uso das reservas internacionais.

O governo já marcou, sucessivas vezes, uma data para o lançamento do MCMV 3, mas as contratações para as faixas destinadas à população mais carente não saem das promessas por causa da frustração de recursos, principalmente.

A primeira vez que definiu uma data para o lançamento foi em maio de 2014, antes da campanha à reeleição. Dilma disse aos empresários que lançaria "precisamente" no dia 29 de maio de 2014 a terceira etapa do programa de habitação popular. Desde então, ela conseguiu se reeleger e continuou marcando o lançamento do Minha Casa sucessivas vezes, sem cumprir a promessa.

Em fevereiro deste ano, a presidente reconheceu oficialmente, pela primeira vez, que não vai cumprir a meta de campanha à reeleição de construir 3 milhões de moradias até o fim de 2018, quando está previsto o fim do segundo mandato.

A mais nova promessa do ministro foi feita para os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terras (MTST) e da Frente Nacional de Luta, Campo e Cidade (FNL). Eles protestaram, mais cedo, pedindo o início das contratações do MCMV3. Também solicitaram o apoio do ministro junto ao governo do Distrito Federal para a construção de empreendimentos do programa na região.