20°
Máx
14°
Min

Assembleia presta homenagens no Dia Internacional da Mulher

( Foto: Pedro de Oliveira/Alep) - Assembleia presta homenagens no Dia Internacional da Mulher
( Foto: Pedro de Oliveira/Alep)

Conforme solicitação da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e das deputadas Claudia Pereira (PSC), Cristina Silvestri (PPS) e Maria Victoria (PP), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) reservou parte da sessão plenária desta terça-feira (8) para assinalar a passagem de mais um Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade foram homenageadas personalidades que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à comunidade paranaense, entre elas a vice-governadora Cida Borghetti e a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

Na abertura da solenidade, o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou o trabalho das parlamentares mulheres da Casa, afirmando que a presença das deputadas oxigena o dia a dia do Legislativo estadual. “As mulheres aqui na Assembleia têm a incumbência de representar essa massa de aproximadamente de 50% da população paranaense. Temos ainda um número muito pequeno de mulheres no nosso Parlamento, porém as deputadas que aqui temos compensam isso com a qualidade do trabalho feito por elas. São parlamentares que advogam e defendem os interesses da mulher paranaense”, afirmou Traiano.

Em seu discurso, a deputada Cantora Mara Lima lembrou das conquistas das mulheres ao longo da última década, falou sobre a atuação das parlamentares na Casa e destacou o trabalho da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. “Um dos objetivos da nossa comissão é justamente trabalhar em prol da politização da mulher paranaense. Não podemos, não queremos, não desejamos e não admitimos que num país e num estado onde a maioria dos eleitores é composta por mulheres, o número de cadeiras nas câmaras municipais e nas assembleias legislativas seja ocupado por um percentual tão pequeno de mulheres”, ressaltou.

Homenagens - Foram distinguidas ainda, com Menção Honrosa especial alusiva ao evento, a capitã da Polícia Militar do Paraná, Andréia Cristina Lazzarotto, atuante junto ao Gabinete Militar da Assembleia Legislativa; Deborah Dzierwa, vice-presidente da empresa Delta Fertilizantes e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná – Faciap; Elza Silva, delegada da polícia civil que por vinte anos foi delegada da Mulher em Maringá; Ilma do Nascimento Pereira, fonoaudióloga e promotora de saúde na Secretaria de Estado da Saúde – SESA; Márcia Menezes, halterofilista e atleta paraolímpica; Maria Letícia Fagundes, ginecologista e médica legista do Instituto Médico Legal do Estado, onde faz frente aos direitos das mulheres, vítimas de violência doméstica; Maria Madalena Martins Alves, funcionária da Prefeitura de Maringá há 33 anos, cantora e organizadora do Coral de Crianças no Lar das Crianças de Maringá; Mônica Linzmeyer, psicóloga na Igreja Presbiteriana de Curitiba e líder do Ministério de Mulheres e do Ministério Infantil da mesma Igreja; e Silvia Cristina Xavier, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico no Paraná, vinculado à Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça do Estado do Paraná.

Colaboração Alep.