21°
Máx
17°
Min

Assembleia realiza sessão solene em comemoração aos 48 anos do Rotaract Club

Os 48 anos do Rotaract Club no Brasil foram celebrados nesta terça-feira (8) durante sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná. A homenagem foi uma proposta do deputado Ney Leprevost (PSD), que enalteceu o trabalho desenvolvido pelo grupo com a juventude e também para a sociedade. “O Rotaract Club é um grupo de jovens patrocinado pelo Rotary Club que faz um trabalho muito bom de voluntariado e de conscientização sobre temas importantes. Nós queremos estimular essa postura do Rotaract em defesa de valores positivos para a juventude paranaense”.

Na cerimônia, o trabalho desenvolvido junto à comunidade por 69 Rotaract Clubs do Estado foi destacado. Cada grupo foi representando pelo respectivo presidente, que recebeu um diploma de menção honrosa. O apoio dedicado ao Programa Rotaract Club no Paraná e a dedicação ao trabalho nas comunidades também motivou a homenagem para 19 rotarianos. “Acredito que a importância do que recebemos (homenagem) é exaltar o trabalho que nós fazemos e nosso trabalho é muito importante para toda a comunidade. Transformamos líderes, jovens, em líderes melhores, mais justos e mais honestos. Queremos transformar as comunidades para que sejam mais justas e solidárias”, afirmou André Átila Mendes, representante distrital do Rotaract Club.

O deputado Ney Leprevost ressaltou que o trabalho do Rotaract Club tem papel fundamental na formação dos cidadãos.  “Nós precisamos estimular os brasileiros a despertarem o jovem cada vez mais para essa tarefa de voluntariado. Porque isso traz uma riqueza interior muito grande, traz alegria para quem está fazendo esse trabalho e ajuda a sociedade como um todo”.

A palavra Rotaract é resultado da junção do termo “Rotary in Action” e significa Rotary em Ação. A rede foi criada pelo Rotary Internacional em 1968 para o compartilhamento de ideias e projetos entre jovens de 18 a 30 anos e está presente em mais de 200 países.

O grupo é um clube de serviços para o planejamento de campanhas e atividades que gerem um impacto social positivo na comunidade na qual atuam. Também tem a função de estimular a socialização entre os jovens e a comunidade onde vivem. “Pensando global e agindo local a gente acredita que é possível transformar jovens que façam muito para a comunidade. Aqui em Curitiba trabalhamos com o contraturno de crianças, com cultura e arte, mas também reformando asilos, creches, bibliotecas, espaços em hospitais. Nosso limite é o limite dos nossos sonhos e não sonhamos pequeno”, observa André.

Os rotaractianos atuam em quatro grandes áreas: serviços comunitários, serviços internacionais, desenvolvimento de habilidades de líder e atuação profissional. Em palestras, treinamentos e workshops, os jovens são preparados para atender as necessidades de suas comunidades, promover melhores relações com a sociedade, conhecer novas culturas por meio de intercâmbios, desenvolver a liderança e se tornarem profissionais capacitados e éticos.

Homenagem póstuma – Na oportunidade também foi feita uma homenagem póstuma a Sérgio Sottomaior Arzua Pereira, falecido no ano passado. Rotariano do Rotary Club Curitiba Oeste, Sérgio foi da Comissão de Ética e Cidadania do Rotary e teve papel de destaque na condução dos jovens. A lembrança emocionou a família. “É bem bacana e emocionante. O Sérgio era uma pessoa super envolvida com os jovens, gostava muito dos jovens, apostava bastante nos jovens até por ter herdado isso do pai dele. A gente fica bem agradecida pela lembrança”, destaca Marta Sottomaior Pereira, viúva do homenageado. Sérgio era filho do ex-prefeito de Curitiba, Ivo Arzua Pereira.

Colaboração Alep.