27°
Máx
13°
Min

Ato para recepcionar Dilma em Porto Alegre é cancelado

O ato que estava sendo organizado por integrantes do PT e de movimentos sociais para receber a ex-presidente Dilma Rousseff na capital gaúcha foi cancelado em função da mudança do local de pouso da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que transporta a petista para o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 6. Inicialmente estava previsto que a aterrissagem ocorresse no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Lá haveria uma recepção com lideranças regionais do PT, deputados e militantes. Mas a aeronave pousará na Base Área de Canoas, que tem entrada proibida para o público geral.

A Frente Brasil Popular no Rio Grande do Sul informou que, em função da troca, o ato que estava sendo chamado de "Carinhaço" foi suspenso, já que os apoiadores não conseguiriam ter acesso a Dilma. Assessores da petista explicam que a decisão de mudar o local de pouso partiu da FAB. A equipe da ex-presidente foi informada, durante o dia, que não seria possível descer no Salgado Filho.

A mudança de planos pegou muita gente de surpresa. Alguns militantes já estavam chegando ao aeroporto, em Porto Alegre, quando foram avisados que não haveria mais o evento no local. O avião que leva Dilma decolou de Brasília por volta das 16h30. Uma comitiva menor, formada principalmente por dirigentes do PT-RS, vai esperar pela ex-presidente na parte de fora da Base Aérea de Canoas, no fim da tarde de hoje.

O objetivo das lideranças locais é convencer Dilma a participar de outro ato marcado para hoje: uma manifestação contra o governo de Michel Temer, prevista para a partir das 18 horas, na Esquina Democrática, tradicional ponto de manifestações populares no centro de Porto Alegre. Até as 16 horas, 3,7 mil pessoas tinham confirmado presença pelo Facebook, na página da Frente Brasil Popular no RS.

Inicialmente, Dilma pretendia ir direto para sua casa na zona sul da cidade, para descansar. Mas, agora, assessores já afirmam que a ex-presidente está cogitando a possibilidade de comparecer ao evento.