22°
Máx
16°
Min

Candidatos a prefeito de Londrina deixam registro para o último dia

(foto: Agência Brasil) - Candidatos a prefeito de Londrina deixam registro para o último dia
(foto: Agência Brasil)

Termina nesta segunda-feira (15) o prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para registro de candidaturas das eleições municipais de outubro.

Em Londrina, as convenções partidárias apontaram para oito candidaturas a prefeito da cidade. No entanto, até às 7h55 desta segunda-feira (15), apenas dois registros haviam sido feitos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): o estudante Paulo Silva, que concorre em chapa pura pelo PSol, e a vereadora Sandra Graça, que vai para a disputa pelo PRB em coligação com  PDT,PTC,PTN,PC do B e PSDC.

Já entre os candidatos a vereador, são 118 cadastrados até o momento. A expectativa é de que o número chegue a 350.

Prazos

Se o partido ou a coligação não requerer o registro de seus candidatos, estes poderão fazê-lo até o dia 20 de agosto, observado o prazo máximo de 48 horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pelo juízo eleitoral competente para receber e processar os pedidos de registro.

Já 2 de setembro é o último dia para os órgãos de direção dos partidos preencherem as vagas remanescentes para as eleições proporcionais, observados os percentuais mínimo e máximo para candidaturas de cada sexo, no caso de as convenções para a escolha de candidatos não terem indicado o número máximo previsto pela Lei das Eleições.

Por fim, 12 de setembro é o prazo final para fazer o pedido de registro de candidatura às eleições majoritárias e proporcionais na hipótese de substituição, exceto em caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser efetivada após esta data, observado, em qualquer situação, o período de até 10 dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição.